quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Assinaturas para criação do Estado do Tapajós serão coletadas em bairros

O Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós (ICPET) está promovendo o Projeto de Iniciativa Popular (Plip) que tem o objetivo de coletar 1,5 milhão de assinaturas até 2014, para reivindicar a realização de um novo plebiscito para a criação do Estado do Tapajós. A partir desta quinta-feira (14), a coleta de assinaturas será realizada em pontos distribuídos pelos bairros de Santarém, oeste do Pará. 

O bairro do Santarezinho será o primeiro a receber o projeto. Conforme informações do ICPET, quem estiver interessado em assinar o Plip pode comparecer ao ponto de coleta de assinaturas, no Santarezinho, a partir das 8h30 desta quinta-feira. A concentração será no início da Rua Tomé de Sousa, com a Rodovia Fernando Guilhon. No plebiscito de 11 de dezembro de 2011, a maioria dos eleitores da região do Tapajós votou a favor divisão territorial. “Tivemos 93% da região interessada a favor da criação do Estado. A maioria dos eleitores da região votou a favor da divisão. Então, estamos coletando assinatura para realizar um plebiscito somente na área interessada”, ressalta o coordenador do ICPET, Edivaldo Bernado.

A área interessada compreende os 23 municípios que devem fazer parte do novo Estado. Antes, 27 cidades faziam parte da área do Tapajós, “mas o resultado do plebiscito de 2011 mostrou que a maioria dos eleitores de Altamira, Porto de Moz, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu eram contra a criação do Estado do Tapajós. Então, entendemos que esses quatro municípios não compreendem a parte interessada” , explica um dos integrantes do ICPET, Jean Carlos Sousa. Sousa explicou que o projeto deve coletar assinaturas de eleitores no Pará e em mais cinco Estados brasileiros. “Em pouco mais de um ano, já foram coletadas mais de 300 mil assinaturas. Queremos intensificar a coleta, levando o projeto aos bairros, através de um projeto itinerante, nos 23 municípios do Tapajós”.

Resultado do plebiscito

O plebiscito, que teve o objetivo de saber a opinião da população sobre a divisão territorial do Pará para a criação dos estados Tapajós e Carajás, foi realizado no dia 11 de dezembro de 2011, em todo o Estado do Pará. Na ocasião, a maioria dos eleitores do Estado decidiu pela não emancipação das regiões sudeste e oeste do Pará.

Fonte: G1 Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário