quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Câmara aprova em 1º turno congelamento do passe estudantil

A Câmara de Vereadores de Santarém, oeste do Pará, aprovou, na quarta-feira (13), em primeiro turno, a proposta de emenda à lei orgânica municipal para a implementação do passe livre estudantil. De acordo com a proposta, o valor cobrado dos estudantes deve permanecer congelado em R$ 0,65. O projeto de lei foi de iniciativa do executivo, após manifestação realizada em Santarém em junho deste ano, na qual os estudantes pediram o congelamento da tarifa.

A proposta altera o artigo 134, instituindo o passe estudantil correspondente a um terço do valor integral da tarifa do transporte coletivo, que atualmente custa R$ 1,90. Na justificativa, a prefeitura explica que a intenção é fixar o valor do passe estudantil. Para quem depende do transporte coletivo diariamente a aprovação é importante. “Vários estudantes, a maioria, depende de ônibus, então acho que deveria ficar em sessenta e cinco centavos”, afirmou a estudante Karina Oliveira. “É um direito nosso. Eles têm que investir mais na nossa educação, porque quanto mais eles aumentam [o preço da passagem estudantil], mais nossa educação fica precária porque na nossa educação não investem nada”, declarou a estudante Darlene Castro.

A expectativa é que ainda este ano a emenda seja votada em segundo turno e conta com a ampliação de estudantes beneficiados. “Essa proposta constitui na ampliação do direito de meia entrada também para os estudantes de cursos técnicos”, informou o coordenador da União dos Estudantes de Ensino Superior de Santarém (UES), Felipe Bandeira. A produção de jornalismo da TV Tapajós tentou contato com o presidente do Sindicato das Empresa de Transporte Coletivo de Santarém, Washington do Vale, para que ele pudesse comentar a proposta, mas ele não atendeu as ligações.

Fonte: G1 Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário