quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Operação é deflagrada contra pesca predatória na região

As polícias Civil e Militar, juntamente com as secretarias municipal e estadual de meio ambiente, deflagraram uma operação para combater a pesca ilegal na região, na tarde desta terça-feira (6) em Belterra.

O trabalho foi realizado nas comunidades Pindobal e Cajutuba. As equipes vistoriaram todas as embarcações com características suspeitas. Barcos pesqueiros e os que fazem linha para a região foram abordados e inspecionados integralmente.

As equipes não conseguiram pegar ninguém que estivesse realizando a pesca ilegal. O resultado da operação foi apenas a notificação dos responsáveis pelas embarcações que não portavam toda a documentação.

A operação foi deflagrada após denúncia de moradores, que fotografaram peixes mortos deixados a beira da praia, o que segundo eles, é resultado da pesca predatória. “Isso significa pra gente uma grande tristeza, já que isso representa uma perda pra nossa região, isso falta no prato do nosso ribeirinho e, além disso, é um desrespeito total às leis desse País que regulamentam a pesca”, lamenta o morador da comunidade Cajutuba, Athaualpa Albarado Hoyos.

De acordo com a Polícia Civil, os pescadores comunicam-se usando telefones celulares, o que dificulta um flagrante. “Um comunica o outro e acabam se dispersando. Algumas bajaras conseguiram sair do nosso cerco policial”, informou o policial Genaro Moreira.

“Vai começar o defeso e essas operações serão intensificadas, junto com o Ibama, junto com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado e Municipais”, afirmou o fiscal da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Erinelson Pimentel. 


Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário