terça-feira, 28 de agosto de 2012

Núcleo Amazônico do Escritório das Nações Unidas será instalado em março de 2013

Membros da comissão do Núcleo Amazônico do Escritório da Organização das Nações Unidas (ONU), reuniram-se na manhã desta terça-feira, 28, para discutir sobre a instalação da estrutura do primeiro Núcleo Amazônico do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Pará. No encontro, a comissão decidiu que a implantação do escritório da UNODC em Belém, será em março de 2013. O prédio, que já foi alugado, está localizado na avenida Nazaré, 669. A reforma deve durar entre 3 a 4 meses.

Participaram da reunião membros da comissão de implantação do escritório, entre eles a integrante do comitê gestor do programa Pro Paz, Izabela Jatene; o oficial de programa em prevenção ao crime do UNODC, Rodrigo Vitória; o representante da Fundação Internacional Penal e Penitenciária, Edmundo Alberto Branco; o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes; e Ana Celina Hamoy, membro do Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep).
De acordo com Rodrigo Vitória, até lá, a comissão vai construir um plano de trabalho que será executado nos meses que antecedem a inauguração do escritório. "Temos que começar um projeto de capacitação de servidores que participarão do projeto, para que o Governo não precise da ONU para fazer a seleção de funcionários" afirmou. O escritório vai combater o tráfico de drogas, de pessoas e armas, que possuem rotas que passam pela região, contando com a participação da sociedade civil, da polícia e da Justiça criminal. Também será feita a prevenção a crimes ambientais, combate ao trabalho escravo e proteção dos direitos humanos.
Para Ana Celina, membro do Conselho Estadual de Segurança Pública, um dos maiores desafios do trabalho é combater o tráfico humano, devido a ausência de denúncias que possam orientar a polícia. "Existe dificuldade em trabalhar com as mulheres e crianças, pois não há uma qualificação do autor que possa realizar a denúncia, o que dificulta o combate à prostituição no estado".
Membro do comitê gestor do Pro Paz e coordenadora do escritório da UNODC, Izabela Jatene também destacou a importância de trabalhar no combate e na prevenção do tráfico humano. Segundo ela, uma dos maiores problemas é a criação de novas rotas de prostituição, uma delas no município de Bragança, que ganha reforço no combate a esse e outros crimes, entre crianças, adolescentes e mulheres, na semana que vem. "Vamos lançar um Pro Paz Integrado que levará serviços à comunidade de toda a Zona Bragantina que visa impedir a continuidade dessa rota no tráfico de pessoas".
Izabela também falou da importância da implantação do escritório da UNODC em Belém, para toda a população paraense. "Vamos construir um projeto que possa começar as atividades a partir do primeiro dia de funcionamento da UNODC, e que possa colocar a Amazônia em um cenário em que ela possa refletir sobre os seus próprios problemas", destacou.
Com a chegada do escritório da UNODC ao Pará, Edmundo Alberto Branco, representante da Fundação Internacional Penal e Penitenciária, espera que a região amazônica ganhe visibilidade. "A ideia de criar um núcleo da UNODC desperta o interesse não apenas do Brasil, mas também da diretoria da sede da ONU, por isso esta secretaria tem que ser bem estruturada, para que possamos receber investimentos e quem sabe até mesmo indústrias que tenham o interesse de investir na região Norte", afirmou.
Luiz Fernandes declarou que a instalação da secretaria da UNODC vai beneficiar toda a região Norte. "Este trabalho vai ser de grande importância não só para o Pará, mas para todos os estados da região Norte, pois assim poderemos fazer um trabalho integrado que possa combater os principais problemas da região".

Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário