segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Belém sedia maior evento de Ciências Contábeis do país

Com o tema “Contabilidade para o Desenvolvimento Sustentável”, foi aberto no último domingo, 26, em Belém, o 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade, evento realizado há 88 anos, quadrienalmente, e que pela primeira vez acontece em uma cidade da Região Norte. Mais de cinco mil profissionais de todas as partes do país participam do evento, que conta com a colaboração de mestres das Ciências Contábeis do Brasil e do exterior. A abertura oficial, realizada no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, contou com a presença do governador do Estado, Simão Jatene, e outras autoridades locais.
Segundo o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro, Belém foi a cidade escolhida para sediar o congresso graças à infraestrutura para grandes eventos que tem a capital paraense e também à luta do Conselho Regional de Contabilidade em trazer o evento para a Região Norte. “Belém dispõe de uma estrutura excelente, que é o Hangar. Os profissionais do Pará sempre participaram das edições anteriores, realizadas em outras capitais, e isso demonstra o interesse da classe e o comprometimento com o evento. O congresso em Belém é fruto de uma luta empreendida pelo Conselho Regional de Contabilidade”, afirma Juarez Carneiro.
A sustentabilidade estará presente em várias mesas de debates e segundo Juarez Domingues Carneiro é importante demonstrar a contribuição dos profissionais da contabilidade no processo de desenvolvimento sustentável. “A sustentabilidade exige ações e procedimentos que envolvem toda a sociedade. O contador faz parte desse todo no exercício da sua profissão, apurando e contabilizando o passivo ambiental, influenciando positivamente seus clientes nas boas práticas socioambientais”, ressalta o presidente Conselho Federal.
A valorização do meio ambiente, da floresta e da natureza marcou a programação do congresso já desde a abertura solene, que contou com a apresentação musical de vários artistas regionais e convidou os participantes a uma viagem pelos sons, ritmos e cores do Pará. Um dos momentos especiais da noite foi a entrega da “Medalha João Lira”, concedida aos profissionais que prestaram relevantes serviços à classe contábil. O homenageado foi o contador José Martonio Alves Coelho, representando do Estado do Ceará.
Para o governador Simão Jatene, a Região Norte é o melhor ambiente para se discutir o tema central do congresso, porque além da troca de experiências e ampliação do conhecimento, os participantes também tem a oportunidade de conhecer a realidade da Amazônia. “É a oportunidade do Brasil conhecer melhor o Brasil. O meu desejo é que as pessoas que dividirem esses dias conosco saiam daqui com uma ideia mais próxima do que realmente é o Pará, um estado que tem muitos desafios, mas também tem oportunidades fantásticas”, ressaltou.
Sustentabilidade - Com uma vasta programação, o 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade traz a Sustentabilidade como tema central. Uma das palestras mais esperadas é a do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, programação que encerra os debates desta segunda feira, 26. A Palestra Magna Embracing ou Common Humanityacontece às 18 horas, no Auditório Pará, e terá como apresentador o presidente do CFCJuarez Domingues Carneiro.
Hoje, no Brasil, 40% dos profissionais das Ciências Contábeis são do sexo feminino. O avanço das mulheres no mercado profissional é o assunto principal do 3º Fórum Nacional da Mulher Contabilista, que tem como tema 'Ousadia e Coragem: seu nome é mulher'. O debate terá a frente a jornalista Leda Nagle, e contará com a participação da ex-senadora Marina Silva, da sexóloga Laura Muller, da senadora Katia Abreu e da cantora paraense Gaby Amarantos. “As mulheres caminharam muito e avançaram bastante em todas as áreas profissionais, porém ainda sofrem com o preconceito no mercado de trabalho. Nós vamos tratar da questão de gênero”, ressalta Leda Nagle.
O congresso também traz a maior Feira de Negócios e Oportunidades da área contábil do Brasil, que tem como objetivo promover o intercâmbio de produtos e serviços e oportunizar aos participantes o acesso às inovações no mercado brasileiro da contabilidade. A programação do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade começa às 10h e acontece até quarta feira, 29, no Hangar.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário