sexta-feira, 17 de outubro de 2014

[URGENTE] Navio de país africano atingido pelo EBOLA aguarda para atracar em Santarém

Foto: Arquivo

O navio chama-se STOJA e é proveniente de uma das cidades mais afetadas do mundo pelo vírus ebola, Canakry, na Guiné (África). Ele está ancorado em Macapá e foi liberado pela inspeção sanitária (ANVISA) e pela Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) para seguir viagem para Santarém, segundo o prático chamado Deames. (Os práticos são especialistas em manobra de navios que conhecem determinadas áreas que o capitão do navio não conhece).



A Praticagem está tentando fazer com que o navio cumpra a quarentena de 21 dias antes de seguir viagem. Este é o período de incubação do ebola, quando começam a aparecer os sintomas. Antes disso não é possível o seu diagnóstico. Mas a ANVISA alega que está tudo OK com o navio. Em consulta ao chefe do setor epidemiológico do Instituto Evandro Chagas, Francisco Luzio de Paula, a única forma eficaz de garantir a não contaminação é a quarentena, qualquer outro procedimento irá pressupor a assunção de riscos pelas autoridades, se falharem, os Práticos e posteriormente as mais de 200.000 pessoas que vivem na cidade de Santarém serão os prejudicados, com grandes riscos de isolamento de toda uma região em razão da não observância do procedimento requerido pela Praticagem.

Foto: Arquivo
Não queremos que, como ocorrido nos Estados Unidos, tenhamos que no futuro reconhecer que agimos com imprudência, fazendo pouco caso do risco de entrada desse vírus mortal em território nacional. Neste momento os esforços da Praticagem são unicamente no sentido de preservar a vida humana. Estas são palavras do prático Deames, que têm acompanhado todo o processo que envolve o navio STOJA. Os orgãos competentes já estão em contato com o profissional para averiguar tudo que está sendo dito. A confirmação de que o destino do navio realmente é a cidade de Santarém está no site Vessel Finder, que informa a localização e destinos de navios pelo mundo
Fonte: Site Vessel Finder

REPERCUSSÃO NAS REDES SOCIAIS

Ontem a noite foram viralizadas nas redes sociais as primeiras noticias da situação, e causou bastante preocupação em internautas. A empresária santarena Ane Maia, postou o seguinte texto em seu perfil pessoal:


"MENSAGEM IMPORTANTE: Há dois dias parado em frente a Macapá, um navio africano vindo de GUINÉ, na ÁFRICA, solicita autorização e praticagem para entrar no Brasil e vir para SANTARÉM! Meu primo que é pratico de navio dessa região, DEAMES, me avisou sobre isso. Nenhum prático quer fazer essa rota antes que se passe 21 dias desde que esse navio saiu da ÁFRICA (período necessário para manifestação do vírus EBOLA). Ele me pede que divulgue para o máximo de pessoas possível afim de que possamos conseguir impedir que esse navio atraque em Santarém, ao menos que atraque depois de passado esse período. Tentarei levar isso ao conhecimento da mídia e quem quer que seja! Precisamos agir e depressa! Amanha posto o nome do Navio e detalhes técnicos. Quem conhecer pessoas influentes que possam nos ajudar com isso por favor faça essas pessoas saberem do que se trata! Obrigada."   Veja aqui o post.


Fonte: Reprodução Facebook

Em outra postagem, Ane fala sobre a real intenção da sua postagem: "A ideia não é causar pânico, mas sim pedir que medidas preventivas sejam tomadas com muita firmeza e seriedade afim de resguardar nossa Saúde Pública. Minha intenção é pedir que isto seja tratada com muita atenção!".




Fonte: Ane Maia, empresaria e Deames, prático de navios.



MATÉRIA EXIBIDA NA TV TAPAJÓS:



13 comentários:

  1. MEUS DEUS. ..Não estamos sabendo disso ...trabalho no Porto Cargill Stm

    ResponderExcluir
  2. Ele está programado pra quarta no porto

    ResponderExcluir
  3. Fudeu fudeu fudeu fudeu fudeu fudeu ...
    Bora mandar sis Porras , eles não podem entrar aqui com esse virus .

    ResponderExcluir
  4. Ainda tem gente que acredita nisso

    ResponderExcluir
  5. A foto que representa a notícia é a mesma do navio num porto em SP. Lembremos que é um alarde de uma "prima", precisaria ao menos de imagens para isso. E porque o primo dela não procurou arranjar provas e anunciar para uma companhia de TV? A tapajós, por exemplo. Evitemos alardes até que tal notícia se confirme de fontes 100% confiáveis.

    ResponderExcluir
  6. Supostamente uma mentira . Como sempre à mídia exagerando nas suas divulgações ! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Notícia é Verídica. Está no Site http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2014/10/em-santarem-alerta-de-navio-africano-causa-panico-em-redes-sociais.html. E Também Passou na Tv Tapajós.

      Excluir
  7. eu acho que isso e só pra meter panico na populaçao se fosse verdade ja tinha passado no jornal nacional --'

    ResponderExcluir
  8. CADE A FONTE? INFORMAÇÃO FURADA!

    ResponderExcluir
  9. Como isso pode acontecer. Avisem as autoridades urgente.

    ResponderExcluir
  10. A Notícia é Verídica. Passou Na Tv Tapajós.

    ResponderExcluir
  11. Santa ignorância... kkkkk

    ResponderExcluir
  12. pelo sim pelo não, é melhor evitar

    ResponderExcluir