quarta-feira, 25 de julho de 2012

Ibama apreende balsas com madeira ilegal


Neste fim de semana duas balsas carregadas com cerca de 850 m3 de madeira em tora (o equivalente a 45 caminhões cheios) foram apreendidas no Rio Curuatinga, oeste do Pará. As embarcações, cujo destino final era uma grande madeireira de Belém, foram interceptadas de helicóptero antes de receber documentos fraudados que permitiriam que a carga chegasse ao mercado como se fosse legal.
O analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Vinicius Costa explica a origem da madeira. “Essa madeira é oriunda de explorações ilegais e tudo indica que elas seriam encobertadas com guias de transportes florestais de algum plano de manejo das proximidades
tentava legalizar pra seguir viagem até o destino que era Belém, conta Costa.Os donos das balsas que realizavam o transporte foram multados no valor de R$255 mil. Os proprietários da carga ainda não foram identificados.
A madeira, que é de espécies diversificadas como maçaranduba, cedro, ipe, está no pátio de uma empresa do município. Na terça-feira (24), ela foi doada a Defesa Civil e será utilizada em prol das vítimas da enchente em Santarém.

Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário