quinta-feira, 17 de maio de 2012

Comunitários denunciam invasão na Serra do Saubal

As lideranças comunitárias do bairro Nova República voltam a denunciar a invasão que ocorre na Serra do Saubal, considerada uma Área de Preservação Ambiental (APA), regulamentada por lei desde o ano passado.

Já foram registradas diversas irregularidades na extensa área de vegetação, como desmatamento e construção de cercas dentro do terreno, utilizadas para delimitar o espaço.

Do topo da serra é possível ver a área urbana de Santarém. As estruturas dentro da antiga área da Embratel estão abandonadas, são pequenos prédios que serviam de base para os trabalhos da empresa estatal.

Segundo informações de lideranças, atualmente a área é particular. Há poucos dias integrantes da Pastoral Social da Igreja de Guadalupe percorreram vários pontos da serra e observaram que os crimes ambientais continuam acontecendo no local.

“Desmatamento. O ser humano possui uma quantidade de lixo incrível. Poderiam produzir o lixo e levar de volta para casa, mas não jogar nesse meio ambiente porque ele retorna para a gente de forma agressiva até”, enfatiza um dos membros da pastoral Social, Luzimar Silva.

Mesmo com muitas denúncias realizadas ao poder público. Em alguns trechos é possível verificar que a mata está sendo retirada da encosta, o que pode causar um desequilíbrio ambiental.

O conselho gestor que terá como função fiscalizar a área será constituído ainda este mês. De acordo com Luzimar Silva, todos representantes dos bairros localizados ao redor da serra farão parte.


Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário