sábado, 14 de abril de 2012

Avenida Tapajós vira rio

A frente de Santarém aos poucos está sendo invadida pelas águas dos rios Tapajós e Amazonas, que sobem assustadoramente e ameaçam quem mora e trabalha na principal Avenida da cidade. A marca registrada na régua localizada na Companhia Docas do Pará em Santarém marcou na quarta-feira 7m72cm, superando em oito centímetros a marca registrada no mesmo dia e mês de 2009 que foi de 7m64cm quando a região teve a maior enchente dos últimos anos. A avenida Tapajós já está submersa em alguns pontos, como em frente a Capitania dos Portos onde as águas já ameaçam penetrar no terreno da instituição e no perímetro dos Mercados Modelo e Municipal.

O titular da Capitania dos Portos em Santarém, Comandante Andrade, informou à nossa reportagem, que a preocupação é muito grande, inclusive já está pensando em transferir o acesso de entrada da Capitania que é pela avenida Tapajós para o portão que fica na Travessa 02 de Junho, isso porque a água já alcançou o portão principal de acesso. Para ele, a preocupação maior é com as embarcações que trafegam pelos rios da região. A Capitania dos Portos tem realizado um trabalho muito intenso com os comandantes para que eles redobrem a atenção, principalmente quando navegarem no rio Amazonas.

A Prefeitura de Santarém já instalou várias bombas para sugarem as águas da rua de volta para o rio. Essas bombas trabalham ininterruptamente para evitar que toda a avenida seja tomada pelas águas a exemplo do que aconteceu em 2009. 

A Defesa Civil Municipal continua recebendo pedidos de ajuda dos ribeirinhos e agora também da parte de pessoas que moram às margens de igarapés que estão transbordando no interior. Eliene Amaral, coordenadora municipal da Defesa Civil, disse que é impossível se ter uma estatística do número de desabrigados, uma vez que a cada dia aumenta, mas que a Defesa Civil está ajudando na medida do possível essas pessoas. 

Diante desta situação, a Defesa Civil Estadual montou uma sala de situação que está localizada no quartel do Corpo de Bombeiros em Santarém, com a finalidade de coordenar as ações nos doze municípios que esta regional abrange, dentre eles o município de Santarém. Já foi fechado um cronograma de viagem de técnicos da Defesa Civil por todos esses municípios para ajudarem na confecção de processos para declaração de situação de emergência, se realmente vir a caracterizar e justificar. 


Fonte: O impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário