terça-feira, 6 de março de 2012

Hoje Alter do Chão completa 254 anos

A Vila balneária de Alter do Chão, no município de Santarém, Oeste do Pará, completa hoje  terça-feira, dia 06 de março, 254 anos de fundação. Para comemorar a data, o Conselho Comunitário vai realizar uma extensa programação. Entre as atividades que serão realizadas está incluída a tradicional festa da partida e distribuição do bolo de aniversário, preparado pelas mulheres da comunidade.

A Vila fica localizada a quase 40 km da cidade de Santarém. É considerada pelos moradores um lugar tranquilo e com paisagens capazes de atrair cada vez mais visitantes do Brasil e do mundo.


O lugar é conhecido como o ‘Caribe Amazônico’ e já foi citada como a praia de água doce mais bonita do Brasil, pela revista inglesa “The Guardian”.

A Ilha do Amor, praia que fica localizada em frente a Vila, é uma das mais procuradas pelos visitantes. Neste período do ano ela fica submersa, mas ainda sim muitos não abrem mão de um passeio pelas águas do rio Tapajós.

O ambiente serve de refúgio e refrigério. Na Praça da Vila é possível observar um dos símbolos históricos do lugar, a igreja de Nossa Senhora da Saúde. Além de muitas barracas que fornecem aos visitantes uma diversidade de comidas típicas, com destaque para os doces produzidos a partir de frutas regionais.
A vendedora Joana Santos, natural de Monte Alegre, conta que se apaixonou por Alter do Chão e relembra como era a Vila quando se mudou para lá. “A primeira vez que eu vim para cá não tinha ruas asfaltadas. Está muito mudado Alter do Chão. Cada dia que passa está crescendo mais, agora diminuiu um pouquinho os visitantes porque está nesse período, tudo cheio, mas vai melhorar. Cresceu demais e a tendência é crescer mais”, disse Joana Santos.
  Confira a programação
- Tradicional Alvorada às 6h;
- Café da manhã no Centro Comunitário, iniciando às 7h;
- Inauguração da Rádio Comunitária às 8h;
- Manhã Alegre, com jogos e divertimentos, direcionados as crianças e jovens na Praça 7 de Setembro;
- Festa da partida e distribuição do bolo comemorativo, às 19h, no Centro Comunitário, com a presença de convidados e toda a comunidade de Alter do Chão.

O vereador Valdir Matias Júnior (PV), na Tribuna, registrou o aniversário da vila balneária de Alter do Chão, que ocorre hoje terça-feira (06/03/2012). O parlamentar aproveitou o espaço para convidar a toda a população de Santarém a visitar Alter do Chão, desfrutar de seus encantos naturais. Valdir chamou a atenção do poder público municipal e em especial da empresa Clean, responsável pela coleta e destinação do lixo urbano, para que mantenha a vila de Alter do Chão totalmente limpa.

 Fonte: O impacto
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário