quinta-feira, 15 de março de 2012

Deputados e Defesa Civil do PA fazem reunião

Por iniciativa do deputado estadual Alexandre Von (PSDB), foi realizada ontem à tarde (14), na sede do Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Pará, em Belém, uma reunião entre parlamentares estaduais da região do Baixo Amazonas, o Comando Geral do Corpo de Bombeiros e a Coordenação Estadual da Defesa Civil do Pará.

No encontro, que contou com a presença dos deputados Alexandre Von e José Megale (PSDB), Nélio Aguiar (PMN), José Maria (PT) e Junior Ferrari (PSD), os parlamentares receberam todas as informações acerca do planejamento prévio elaborado pela Defesa Civil do Pará para o enfrentamento dos problemas causados pelas fortes chuvas no período de inverno amazônico, sobretudo as enchentes dos rios.


Alexandre Von manifestou sua preocupação no sentido da antecipação de providências, principalmente na aquisição de produtos essenciais para uso das famílias ribeirinhas, de maneira a evitar sua disponibilização após o período mais crítico do problema.

Outra preocupação da bancada parlamentar do oeste do Pará foi quanto à aquisição e oferta de produtos de uso rotineiro e peculiares aos costumes da região, tais como lençóis, redes e mosquiteiros, gêneros alimentícios e tábuas para apoiar na estruturação e adaptação das famílias ao alto nível dos rios.

Quanto a necessidade de recursos financeiros visando fazer face às despesas de custeio para cobertura do plano de emergência para o enfrentamento das enchentes nas diversas regiões do Pará, cujos valores ultrapassam o montante de R$ 8 milhões, a Coordenação Estadual da Defesa Civil informou que os recursos advirão do Sistema Nacional de Defesa Civil, com aporte do Governo Federal e do Governo do Estado do Pará.

Por deliberação de todos os presentes, a Coordenação Estadual da Defesa Civil e as Coordenações Municipais de Defesa Civil dos municípios que compõem a região do Baixo Amazonas farão levantamento de suas possíveis demandas, considerando o conhecimento prévio de suas áreas mais fortemente afetadas, visando conhecer as necessidades prioritárias de produtos a serem adquiridos.

Em seguida, proporão audiência conjunta com o governador Simão Jatene, para defender a antecipação da liberação de recursos e de procedimentos legais e cabíveis objetivando o melhor atendimento das famílias diretamente atingidas por esse desastre natural.


Fonte: Blog do Jeso

Nenhum comentário:

Postar um comentário