sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Ação itinerante de serviços de saúde e cidadania chega ao bairro São Francisco, em Óbidos

Levar ações e serviços do poder público para mais perto da população. Essa é a proposta do projeto Governo Itinerante instituído pela Prefeitura de Óbidos, no oeste do Pará, em alusão às programações dos 324 anos de fundação do município. Na quinta-feira (7), o bairro São Francisco foi contemplado com serviços de saúde e cidadania.
Ao todo, serão realizadas cinco ações governamentais atendendo também os bairros de Perpétuo Socorro, Cidade Nova, Bela Vista e Santa Terezinha, onde a Prefeitura, juntamente com às secretarias de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Infraestrutura realizarão diversas ações. A abertura da programação foi realizada às 8h30 de quinta-feira na quadra da Escola Estadual Maurício Hamoy, no bairro São Francisco. Os serviços estão disponíveis para os moradores do bairro e entorno até esta sexta (8).


“Essa é uma ação da Prefeitura alusiva aos 324 anos de Óbidos, que teve início semana passada no bairro Perpétuo Socorro. Agora estamos aqui no São Francisco onde a Prefeitura vem com todas as suas Secretarias e disponibiliza todos os seus serviços. O que nós queremos é que o Governo esteja presente na vida das pessoas, realmente mais próximo da população”, enfatizou a primeira-dama Alice Silva.Durante a programação foram levados serviços do Desenvolvimento Social como Política de assistência social, cadastramento e atualização cadastral do Cadúnico e Programa Bolsa Família, emissão do Número de Inscrição de Identificação Social (NIS), orientação de benefícios de prestação continuada do idoso e pessoa com deficiência (BPC), carteira do idoso, orientação jurídica entre outros. Na área da Saúde as ações foram direcionadas para campanha de multivacinação para faixa etária até 15 anos, atualização vacinal, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, cadastro e atualização do cartão SUS, testes rápidos para HIV, Sífilis e hepatites virais entre outros. Nas ações voltadas ao Meio Ambiente, a palavra de ordem foi sensibilização ambiental, por meio de campanhas educativas com atividades lúdicas. A Semab segue com a campanha “Troque o seu vaso por uma planta”. Na sede da secretaria está ocorrendo uma exposição sobre a planta "Tithonia" com informações sobre as mais variadas formas de uso, distribuição de mudas e orientação sobre a produção de substrato.A secretaria de Infraestrutura segue com a coleta e retirada de lixo domiciliar (galho de árvores e entulhos), sensibilização quanto a coleta dos resíduos sólidos. Na quadra da escola, a programação ficou por conta da Semed que realizou atividades lúdicas, de recreação, jogos, um momento de entretenimento para as crianças do bairro São Francisco, enquanto que a direção da escola se transformou no gabinete municipal. “A gente tem que ter a ideia que o serviço público tem que estar próximo das pessoas, e quando você traz o gabinete do prefeito, as ações das secretarias, a gente fica mais próximo e essa ação ela aproxima o governo para perto da população, nós estamos resgatando a autoestima da população e acabando com aquele sentimento de abandono”, ressaltou o prefeito Jaime Silva.


Fonte: G1 Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário