sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Prefeitura encerra programação alusiva à Semana Municipal do Idoso com várias ações

Encerrou na manhã desta sexta-feira (28), a Semana Municipal do Idoso, que este ano teve como tema: "Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa". A programação no Centro de Convivência do Idoso (CCI) contou com as presenças da secretária de Saúde Dayane Lima e da secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito. Na ocasião, a Orquestra Maestro Wilson Fonseca fez uma belíssima apresentação.



O objetivo da Semana Municipal do Idoso foi chamar a atenção da sociedade, entidades e profissionais da saúde para os problemas enfrentados por pessoas da terceira idade. Desse modo, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceira com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), realizou uma vasta programação em comemoração ao dia 27 de Setembro, que é considerado o Dia Nacional do Idoso.
A programação teve início dia 14 de setembro no Ciam, com um curso de capacitação para médicos e enfermeiros da Atenção Básica (AB). As atividades continuaram no dia 25, no Centro de Referência em Saúde do Idoso (CRSI), onde os idosos passaram por consulta médica e participaram de palestras sobre alimentação saudável e saúde bucal. No dia 26, foi a vez dos idosos do Asilo São Vicente de Paula receberem a equipe da Semsa e parceiros para um dia diferente, com danças, brincadeiras, atendimentos psicológico e de saúde.

A secretária de Saúde, Dayane Lima, ressaltou a importância da programação voltada à terceira idade. "É muito importante desenvolvermos atividades para melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos, que é uma população que merece toda nossa atenção e cuidado. A expectativa de vida aumentou, então precisamos humanizar e capacitar cada vez mais os profissionais para que a população envelheça com saúde e mais qualidade de vida", finalizou.

"Fico muito feliz em ver estas ações sendo realizadas aqui com este grupo tão especial do nosso município, estamos fechando a programação da semana do idoso com chave de ouro. Esta atividade aqui, reforça a parceria do governo entre todas as secretarias e principalmente com a população da nossa cidade. Estou muito orgulhosa deste grupo, que deu um show a parte no Çairé. Parabéns à todos os idosos, parabéns pela alegria contagiante e disposição, que Deus conserve isso em vcs", disse a secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Aguiar.


Dona Leuza Menezes, de 63 anos, que participa das atividades desenvolvidas no Centro de Convivência do Idoso diz que é importante esta atenção especial que a gestão tem dados aos idosos. "Esta é uma ação muito importante para nós idosos, o serviço de saúde nos ajuda, hoje mesmo descobri aqui que minha glicose está alta e que devo fazer um acompanhamento. Isso aqui é uma terapia para o idoso", ressaltou.

Sobre o Dia do Idoso
Até 2006, o dia do idoso era comemorado no dia 27 de setembro. Atualmente esta data é comemorada no Brasil em 1º de outubro. Essa data faz referência ao dia da aprovação do Estatuto do Idoso, em 2003.




FONTE: ASCOM PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário