quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Santarém tem muito a comemorar no Dia Mundial do Turismo - 27 de Setembro

O Dia mundial do Turismo, celebrado nesta quinta-feira (27), foi instituído em comemoração ao dia da criação do Estatuto da Organização Mundial do Turismo em 1980. A atividade turística, que pertence ao setor terciário é uma das maiores referências da movimentação econômica mundial, da atualidade, que provoca o trânsito de pessoas por um determinado período de tempo, motivados por eventos religiosos, de negócios, de lazer, descanso, ecoturismo, de aventura, de eventos em geral.





Santarém, na região do Tapajós, Estado do Pará, tem muito a comemorar neste dia Mundial do Turismo pelo desenvolvimento constante de estratégias para o fomento da atividade turística, baseadas no Plano Encontro, que aponta ações para o fortalecimento e o posicionamento do turismo do município nos mercados nacionais e estrangeiros.

"Estamos empenhados a cada dia, no desenvolvimento da atividade turística em Santarém e região e temos um grande instrumento para isso, que é o Plano Encontro, que orienta ações para essa finalidade. Temos muito o que comemorar neste dia Mundial de Turismo, pelo muito que já conseguimos tirar do papel e ainda temos vários desafios pela frente, mas com a parceria do poder público, privado, com o Trade Turístico local do turismo, iremos avançar ainda mais", destacou o secretário municipal de Turismo, Diego Pinho.

Diego Pinho, informou as principais ações realizadas até setembro de 2018, confira:

- Com as crescentes exigências dos turistas, surge a necessidade de melhorar a qualidade dos serviços prestados, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) da Prefeitura de Santarém, desenvolve ações de qualificação profissional, empresarial e fortalecimento da gestão pública do turismo, capazes de possibilitar melhorias na cadeia produtiva do turismo, por meio de parcerias com Órgãos da Rede Pública, Instituições de Ensino Superior e Setor Privado. A Semtur já qualificou 584 pessoas, nos cursos de: Manipulação de Alimentos, Excelência no Atendimento, Cerimonialistas, Recepcionistas em Meios de Hospedagem, oficina de Macramê, Pintura em Tecido, oficina de retalho, Camareira, Aperfeiçoamento em Ecoturismo e Turismo Religioso.

Quando se refere aos projetos para a Estruturação do Destino Tapajós, é vital envolver a população local, para uma preparação de como receber bem o turista, levando um sentimento de pertencimento e responsabilidade com a atividade turística, para a construção da sustentabilidade e a viabilidade e prospecção do mercado local. Dentre as Escolas da rede municipal de ensino que já receberam o Projeto estão: Ester Ferreira, Everaldo Martins, Fluminense, Frei Rainério e General Ludwing.

- Está em andamento o processo de Estruturação da Rota Turística da Região do Eixo-Forte em parceria com a Consulte – Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que realizou cursos de qualificação para 6 comunidades da região e estão preparando o Inventário Turístico das Comunidades do Eixo-Forte, com o mapeamento de trilhas da região.

- Projeto de Sinalização Turística que está em análise no Sistema de Convênios do Governo Federal para capitação de recursos, com a proposta de instalar 164 no município.

- Projeto de Reforma e Ampliação do Terminal Fluvial Turístico de Santarém, em uma ação conjunta da Semtur e a empresa Massabor Orla, com a parceria da Semma, Seminfra, e ICMbio, que está em andamento que dará mais comodidade para visitantes e turistas que frequentam o local, além da reforma de uma parte da estrutura de passarela do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Alter do Chão.

A valorização do artesanato local, com fortalecimento da imagem do Cristo Rei Centro de Artesanato do Tapajós, que vem se consolidando como um dos principais equipamentos turísticos de Santarém, no qual tem a visita turistas de vários lugares do Brasil e também de outros países, e tem contribuído de forma relevante para a divulgação e valorização do nosso artesanato local, dando ênfase às obras de artesãos e artistas plásticos cujos trabalhos estão expostos diariamente no local e que sua produção está intimamente atrelada ao turismo.

- Quando se fala em eventos de fomento ao turismo foram realizados: O Receptivo de Cruzeiros (Na chegada de Navios em Alter do Chão e Porto das Docas); do Carnaval, Cozinha Tapajós e Çairé no Aeroporto de Santarém; Feira da Páscoa; Projeto Pôr do Sol na Orla Fluvial e em Alter do Chão.
- Seminário de Indicadores do Turismo, no qual em março foi apresentada toda a demanda turística da atividade turística de Santarém, um importante evento de debate sobre a cadeia produtiva do turismo e investimento na economia local e na região.


- Campanha do CADASTUR do Ministério do Turismo (Mtur), com inscrição dos prestadores de serviços turísticos, que tem o objetivo de reunir todos aqueles que estejam legalmente constituídos e em operação em Santarém e Alter do Chão.

- Com o objetivo de promover a proximidade com os turistas que visitam a região, a Semtur se faz presentes nos principais eventos do município com um Centro de Informação Turística Itinerante ratificando a importância do Atendimento e da prestação de informações turísticas com qualidade ao turista, uma vez que, a informação é um dos componentes centrais do produto turístico, bem como esta é fator determinante para a permanência e retorno do turista ao destino.

- Press Trip do Çairé 2018, que em parceria com o Governo do Estado do Pará trouxe uma equipe de 8 jornalistas e blogueiros mais influentes no cenário turístico brasileiro, para a geração de conteúdos nas redes sociais e em importantes veículos de comunicação do País, no Press Trip do Çairé 2018.
- Atualização por pesquisa, do Observatório do Turismo, que é uma fonte de Dados, que realiza e detém o monitoramento da atividade turística em Santarém, o qual tem como principal objetivo analisar o comportamento do turismo Santareno e contribuir em ações de promoção e formação de políticas públicas municipais.

A disponibilidade de informações turísticas atualizadas é essencial para o planejamento do marketing, do desenvolvimento de produtos, para a gestão do turismo como atividade econômica e para monitoramento de implantação do Plano Encontro, na aferição de resultados e cumprimento de metas, tornando, imprescindível a realização de pesquisas de demanda turística, em eventos turísticos, culturais, religiosos.

Todas essas ações buscam o favorecimento o posicionamento do destino turístico Santarém, na mente dos visitantes e turistas, que procuram sempre um diferencial quando buscam um local para visitar.

A Semtur planeja ainda, as seguintes ações até o encerramento do ano de 2018:

- Projeto Turistando em Santarém ;
- II Seminário de Turismo do Polo Tapajós;
- Pesquisa: do MDA – Outubro;
- Pesquisa do Círio de Nossa Senhora da Conceição – Novembro a Dezembro
- Mais Projeto Pôr do Sol;
- Mais cursos de qualificação;
Projeto Selo Amigo do Turismo


FONTE: ASCOM PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário