sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Cotado para presidência da FUNAI, antropólogo vem há uma década denunciando artimanhas das ONGs para frear o Brasil

Taxado de direitista, conservador e “antropólogo do agro nacional” criticado por seus pares, temido pelas ONGs e visto com desconfiança e ambiguidade por lideranças e populações indígenas o antropólogo goiano Edward Luz é um dos nomes mais cotados para assumir o comando da Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Edward Luz é bacharel e mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília onde ingressou e estudou sob a orientação do professor Stephen Grant Baines. Viveu entre indígenas ao longo de toda sua vida, mas fez seus estudos de pós-graduação durante mais de três anos com índios Akwen-Xerente, no interior do Tocantins, onde realizou pesquisas sobre o universo mitológico e ritualístico daquele grupo indígena do tronco Macro-Jê. 

Figura polêmica, Edward Luz é uma espécie de ovelha negra, um rebelde da antropologia nacional e bem conhecido no seu meio acadêmico e universitário, e além do fato de ter sido aprovado pela FUNAI para o cargo de coordenador em dois grupos de trabalho de delimitação de terras indígenas na amazônia brasileira, carrega também em seu currículo o fato de ter sido talvez o único antropólogo a ter pedido desligamento da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) por reiterados posicionamentos e posições contrários aos expressos pela associação. Para Edward, tanto a ABA, quanto a FUNAI e todas as ONGs indigenistas estão politicamente comprometidos com a agenda do "aparato indigenista" para o Brasil. 

Seu forte posicionamento crítico à política indigenista nacional é um dos fatores que o colocou em alinhamento com figurões do atual Governo de transição tais como o General Augusto Heleno, indicado por Bolsonaro ao Gabinete de Segurança Institucional. Por todos estes fatores conjuntos o antropólogo parece ser mesmo o nome mais forte para assumir a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), contando para tanto com o apoio da própria ministra do Direitos Humanos Damares Alves. Filho de missionários protestantes Edward é conhecido no metiê antropológico como o terror das ONGs por causa do seu trabalho de mais de uma década por fortes denúncias de ilegalidades no indigenismo brasileiro e contestando as grandes demarcações de terras principalmente na Amazônia, é responsável por diversas denúncias de falsos índios paraguaios que entram no Brasil para pedir aposentadoria fraudando assim o INSS, foi um importante nome na CPI da FUNAI que indiciou servidores do órgão , INCRA e indígenas que eram responsáveis por um grande esquema de corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário