terça-feira, 14 de agosto de 2018

Primeiro dia do Projeto Cine 3D na Vila de Alter do Chão alcança sucesso de público

A novidade da instalação de uma sala de cinema para exibição de filmes em 3D agradou populares da Vila de Alter do Chão atraindo um público de 500 pessoas logo nas primeiras sessões. O Lago dos Botos, palco do Festival Folclórico dos Botos Cor de Rosa e Tucuxi, temporariamente, cedeu espaço a instalação de uma sala de cinema do Projeto itinerante Amazon Cine 3D. O evento é realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (Minc), elaborado por Amazon Produções e apoio da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).


Em sua maioria, a plateia foi formada pelos estudantes das Escolas Públicas Municipais de Ed. Infantil e Fundamental, Antonio Pedroso/Escola Indígena Borari e Sagrado Coração de Jesus. Os irmãos Davi Ferreira, 7, e Lara Rafaela, 9, são alunos da escola, cursam o 2º e 4º ano respectivamente e foram juntos assistir os filmes. "A tela é enorme, eu achei o filme maravilho com muita alegria e amei. Vi a coelha corajosa que não tinha medo de enfrentar o mal", comentou Lara sobre o filme Zootopia – Essa cidade é o bicho (2016) que conta a história de Judy Hopps, pequena coelha de uma fazenda isolada, filha de agricultores que plantam cenouras há décadas. Mas o sonho de tornar-se a primeira coelha policial a leva para a cidade grande chamada Zootopia, onde todas as espécies de animais convivem em harmonia. Judy enfrenta o preconceito e as manipulações dos outros animais com a ajuda da raposa Nick Wilde, conhecida por sua malícia e suas infrações. A inesperada dupla se dedica à busca de um animal desaparecido, descobrindo uma conspiração que afeta toda a cidade.

Dentre tantas crianças e adolescentes, os adultos também marcaram presença e aprovaram a alternativa de cultura e entretenimento do audiovisual como a mãe dos estudantes, Davi e Lara. "Interessantíssimo essa novidade com a parceria do governo municipal na nossa comunidade, principalmente a faixa etária infanto juvenil, que não tem a oportunidade de usufruir desses momentos de exibições em 3D. Os filmes são educativos e passam reflexões para a vida, oportuniza o diferente e só acrescenta aos estudantes na sala de aula", elogiou Heloiany Ferreira.


O secretário municipal de cultura, Luis Alberto Figueira, destacou a positividade da Vila de Alter do Chão em Santarém ter sido escolhida para receber o Projeto de abrangência nacional. "Ficamos felizes em ter de forma gratuita uma atividade que pouco ocorre na região. Conseguimos essa parceria e ofertamos as pessoas que nunca tiveram a oportunidade de ter um cinema em 3D. Alter do Chão foi o local mais aplausível, por ter um grande número pessoas que não tinha a perspectiva dessa dimensão de cinema. E através desse projeto, nós também vamos divulgar a nossa cultura, o qual a equipe do Projeto promete documentar a rotina, dentre os costumes e paisagens, durante esses dois dias de evento e ainda uma partida de futebol feminina", detalhou o titular da pasta da cultura no município.

Leandro Xavier, Coordenador do Projeto Amazon Cine 3D – A Magia do Cinema na Amazônia, elogiou a reciprocidade dos munícipes de Alter do Chão e da representação pública municipal. "Desde o momento que chegamos fomos atendidos pela representação pública municipal, através da secretaria municipal de cultura que mobilizou o público para a execução do nosso projeto. Estamos tendo um retorno maravilhoso com um público espetacular nessa primeira atividade. Nesta terça-feira, a atividade continua com as sessões de filmes, oficinas audiovisuais, o primeiro momento na Escola Indígena Borari pela manhã e o segundo, a tarde, no Lago dos Botos. E faremos o documentário de uma partida de futebol feminino na área urbana", informou.


Na noite de segunda-feira, ocorreram mais duas sessões, às 18h30 e 22h com o filme Mulher Maravilha 3D, classificação de 14 anos.

Dia 14/08 (terça-feira)
9h - Bugigangue no Espaço 3D (Class. Livre)
11h - Bugigangue no Espaço (Class. Livre)
14h - Zootopia 3D (Class. Livre)
16h30 - Lisbela e o Prisioneiro (Class. 12 anos)
18h30 - Mulher Maravilha 3D (Class. 14 anos)
22h - Mulher Maravilha 3D (Class. 14 anos)

Mais informações:
Alciane Ayres – Assessora de imprensa da Semc
Contato: (93) 99179-4634 / E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com

FONTE: ASCOM PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário