quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Aniversário do Centro Cultural será comemorado com atividades voltadas ao Dia do Patrimônio

A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Santarém (Comphac), da Diretoria de Cultura e do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) juntaram-se para realização da programação alusiva ao dia do Patrimônio Histórico Nacional, que ocorrerá na sexta-feira (17). O terceiro prédio mais antigo do município, o Centro Cultural João Fona (CCJF), que também completará, 27 anos, em 27 de agosto, será um dos locais dessas atividades até dia 31 de agosto, com visitação, mostra do Projeto "Passeio Histórico Virtual", oficinas e exposições.




A presidente do Comphac Cecy Sussuarana explica que a data do Dia do Patrimônio Histórico Nacional homenageia o historiador e jornalista mineiro Rodrigo Melo de Andrade, incansável lutador pela história patrimonial do Brasil. "Dentre as atividades, será a oportunidade de mostrar a primeira etapa do projeto desenvolvido pelo Comphac, que trata de um passeio histórico virtual do qual participo juntamente com a conselheira, Aline Coimbra na coordenação dessa atividade, que está sendo elaborada pelo acadêmico de arquitetura, David Figueiredo. Nessa tecnologia será possível visualizar prédios históricos existentes e outros inexistentes, o qual público possa apreciar também como eram a estrutura predial do passado atualmente com edificações modernas no local", explicou.

Para a Chefe de Seção de Atendimento ao Turista do Centro Cultural João Fona, Patrícia Chaves, na proposta de somar ao conhecimento patrimonial e por inúmeros pedidos haverá a oficina de réplicas Tapajônicas. "Festejos duplos do segmento histórico do patrimônio neste mês agosto, e vamos iniciar com a produção das réplicas de cerâmica com o facilitador, o ceramista Jefferson Paiva, no dia do Patrimônio e no aniversário do Centro Cultural iniciaremos a exposição do resultado das oficinas", explicou.

As inscrições para oficina de réplicas Tapajônicas podem ser feitas na sala administrativa do CCJF, o público-alvo, artesãos e pessoas com afinidades a produção a base argila.

Haverá outras atividades e locais. Inscrições online podem ser feitas para a oficina de maquete com Everaldo Carvalho no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf5DeIiC1_TZRKmaIaJCPhl6ZnnokKg8RkgJtUYeSHB7O1Kkg/viewform e a palestra "Patrimônio Cultural do Norte do Brasil", da professora Luciana Carvalho, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Ufopa no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeiZ3R88uPCIioNzC2uNT3dDb-Db0z9MDt7Vd9Jl6ZZLymMgA/viewform

O CCJF foi criado por meio da Lei Municipal de nº 13.791 de 27 de agosto de 1991. Utilizado exclusivamente com finalidades culturais, dando-se prioridade para a instalação, nas dependências, de salas museológicas, fixas e transitórias.

O prédio é uma das rotas turísticas nacionais e internacionais no município santareno. A edificação predial iniciou em 1853 com término em 1867, já funcionou as atividades do Ministério Público de Justiça (Fórum de Justiça), Intendência Municipal (Prefeitura de Santarém), Câmara Municipal e Prisão Pública, em 1868. 

PROGRAMAÇÃO

17 a 24/08
Oficina de Cerâmica
Ministrante: Jefferson Paiva
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Inscrição e local da oficina: Centro Cultural João Fona


17 a 31/08
• Exposição de fotografias, pinturas e cerâmicas: Um olhar ao Patrimônio Histórico
Horário: 8h às 18h
Local: Centro Cultural João Fona


• Exposição "Cerâmica Tapajônica"
Horário: 8h às 17h
Local: Centro Cultural João Fona

17/08
• Visita ao Centro Cultural João Fona e exibição do "Passeio Histórico Virtual"
Horário: 8h
Público-alvo: Alunos do ensino fundamental

• Palestra "Sobre História e Catálogo"
Palestrante: Teresina Amorin
Horário: 16h30
Local: Escola Municipal Fernando Guilhon
Público-alvo: Professores da Escola Municipal Fernando Guilhon

• Palestra "Patrimônio Cultural do Norte do Brasil"
Palestrante: Luciana Carvalho - UFOPA
Horário: 18h30
Local: Auditório Wilson Fonseca – Unidade Rondon da Ufopa
Inscrição: https://goo.gl/forms/3AehD1CRePCORpz23
Público-alvo: Todos

18/08
• Oficina de Maquete
Ministrante: Everaldo Carvalho
Horário: 8h30 às 12h
Local: Centro Cultural João Fona
Inscrição: https://goo.gl/forms/gzsT8Hbei93Ctrhj1
Público-alvo: Todos

• Excursão "Patrimônio Histórico Arquitetônico e Geológico de Santarém"
Horário: 17h30
Local: em frente ao Theatro Victória
Público-alvo: Alunos da Escolha Municipal Fernando Guilhon

Mais informações:
Alciane Ayres – assessora de comunicação da Semc
Contato: (93) 99179-4634 / E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com


FONTE: ASCOM PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário