domingo, 12 de agosto de 2018

Curso de barbearia promove integração entre socioeducandos e usuários do Centro Pop


A abertura da Segunda Jornada de Oportunidades Sem Medidas iniciada na última segunda-feira (6) no auditório da Semtras propiciou aos socioeducandos que cumprem medida em meio aberto no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) uma capacitação para o mercado de trabalho com o curso intensivo de Formação de Barbeiros. Na sexta-feira (10) os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos com os usuários do Centro Pop Dom Lino Vombommel.



Na ocasião, doze moradores em situação de rua deram um "tapa no visual" com cortes de cabelo e de barba feitos pelos socioeducandos sobre a orientação e acompanhamento do barbeiro profissional Carlos Alberto Moura, conhecido no ramo como "Seu Carlos".

Glaucia Fiori, coordenadora do Centro Pop Dom Lino Vombommel elogiou a integração dos dois grupos sociais. "Foi uma experiência incrível receber os jovens usuários do Creas aqui no Centro Pop. A interação entre eles foi muito boa. Já estamos combinando para que a próxima turma do curso de Barbearia volte aqui para atender os nossos demais usuários."

"A gente está se beneficiando muito com esse curso de barbearia. Conhecemos os moradores de rua, que assim como nós são vulneráveis. Estar aqui nos proporcionou conhecer pessoas novas e também saber um pouco melhor sobre o dia a dia dessas pessoas que moram na rua. Estou aprendendo muito com esse curso, fazendo amizades com os outros socioeducandos e daqui pra frente teremos uma oportunidade de mudar nossa história junto com o Creas que tem nos ajudado muito também", observou um dos 10 adolescentes participantes do curso que cumpre medida socioeducativa em meio aberto.


O usuário do Centro Pop Marcos Venício do Nascimento fez a barba e cabelo e agradeceu o serviço de beleza. "Eu achei a iniciativa muito boa, muito importante, tanto para nós quanto para esses rapazes. É um grande incentivo para eles aprenderem e terem uma formação, e para nós também que precisamos dessas ações. Foi uma troca mútua", destacou o morador em situação de rua.

O Curso de Formação de Barbeiros está sendo ministrado no auditório da Semtras de segunda a sexta-feira, das 14h ás 17h30, e será concluído no dia 18 de agosto. No dia 20 deste mês uma nova turma terá início com mais 10 socioeducandos.

Islaine Daniele Pimentel, coordenadora do Creas contou que nesta Segunda Jornada de Oportunidades, além do curso de Formação de Barbeiros, haverá a partir de setembro o curso de Mecânica de Motos, Refrigeração Comercial, Estética e o curso de Eletricista Predial Industrial para atender o interesse dos jovens em cumprimento de medidas. "Ao final da Segunda Jornada em novembro estaremos beneficiando mais de 60 jovens, a jornada visa possibilitar uma nova oportunidade para esses adolescentes", pontuou a coordenadora do Creas.

FONTE: ASCOM PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário