quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Novos resultados de balneabilidade apontam praias santarenas como ‘Próprias/Excelentes’ para banho


"Este já é 8º boletim com coletas realizadas no período de 19 a 26 de junho deste ano"

O relatório da campanha de balneabilidade das praias santarenas de junho de 2018 mostrou resultados 'PRÓPRIAS/EXCELENTES' para banho. A confirmação é da empresa Conágua Ambiental que apresentou o novo boletim do monitoramento da balneabilidade das praias da orla fluvial direita do Rio Tapajós, conforme contrato realizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Saiba mais...

Segundo o relatório, o documento segue os requisitos determinados pela Resolução do Conama nº 274 de 2000, quando são observados os parâmetros microbiológicos indicadores de qualidade, e se ocorreu a presença ou não de Escherichia coli e Coliformes termotolerantes, tendo como parâmetro químico o Potencial Hidrogeniônico (PH) e como parâmetro físico, a temperatura da amostra (°C).

Foram consideradas cinco coletas consecutivas com intervalos de 24h, colhidas em dias de maior fluxo de banhistas, em 11 diferentes pontos de amostragem da área de estudo: Ponta do Muretá; Alter do Chão (Praia do C.A.T.; canal principal do Rio Tapajós; Praia do Cajueiro; orla no perímetro da escadaria; perímetro final da orla; Praia do Amor; Igarapé do Macaco); Ponta de Pedras; Pajuçara e Maracanã.


Como resultado, o relatório classificou as praias santarenas como "próprias/excelentes" para banho: "Foi realizada a análise estatística percentual recomendada pela Resolução Conama 274/2000 para o parâmetro mais restritivo - Escherichia coli, onde foi observado que todas as praias apresentaram condições de qualidade na categoria PRÓPRIA/EXCELENTE. Para o parâmetro menos restritivo - Coliformes termotolerantes, foi observado o mesmo cenário, ou seja, praias PRÓPRIAS/EXCELENTES para fins de balneabilidade".

Enquanto isso, em relação às condições dos aspectos físicos e estéticos, todos os pontos também apresentaram condições PRÓPRIAS/EXCELENTE.

Desde 2015, quando os estudos começaram a ser realizados, até o ano atual os resultados permanecem "PRÓPRIAS/EXCELENTES". Esse já é o 8º boletim com coletas feitas no período de 19 a 26 de junho de 2018.

Os relatórios de balneabilidade podem ser conferidos junto à Semma, situada na Av. Silva Jardim, 370, bairro Aldeia. No órgão, técnicos poderão prestar todos os esclarecimentos a respeito das etapas das coletas, procedimentos adotados e análises das amostras. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 14h.

FONTE: ASCOM PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário