segunda-feira, 28 de outubro de 2013

No segundo dia do Enem, candidatos relatam cansaço

Se durante o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) alguns candidatos se queixaram da falta de tempo para responder as 90 questões em quatro horas e meia, neste domingo (27), os candidatos reclamaram do cansaço. Foram cinco horas e meia de prova. No segundo dia do exame, os candidatos sentiram a exaustão em responder mais 90 questões objetivas e a redação. Em Santarém, oeste do Pará, 21.567 candidatos estavam inscritos para fazer a prova.

No primeiro dia, foram 45 questões de ciências humanas e 45 de ciências da natureza, ambas de múltipla escolha. Neste segundo dia do exame, os alunos tiveram que responder 45 questões de linguagens e códigos (incluindo português e língua estrangeira) e matemática. Todas de múltipla escolha. Além dessas questões, a prova teve também a redação, abordando a implantação da Lei Seca no Brasil. Gelcimara de Sousa, 17 anos, disse que o segundo dia da prova foi enfadonho. “Foi tenso. Cansativo. As questões de matemática eram mais puxadas. Hoje foi mais puxado por causa da redação. Ontem foi razoável, mais tranquilo”, garante.

Raíssa Mikele, de 17 anos, explica que, além de o tempo ser maior e a prova ser mais extensa, o calor também foi um fator que contribuiu para o cansaço. “É bem mais puxado, bem mais cansativo, as questões são muito grandes e é quente aqui também. Santarém está muito quente. Aumenta o cansaço”, afirma. Rebeca Lira, 18 anos, fez o Enem pela segunda vez. Ela afirma que, mesmo com o cansaço, ficou até o fim. “Foi mais cansativo por causa da redação. Eu terminei ontem mais cedo. Hoje eu nem queria esperar para receber a prova por causa do cansaço. Ontem, nesse horário, já teria pego a prova”, explica. A prova do Enem em Santarém encerrou às 17h30, horário local. Os gabaritos oficiais das provas objetivas devem ser divulgados no dia 30.


Fonte: G1 Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário