segunda-feira, 8 de abril de 2013

Ney Conceição leva ao interior do Pará grandes nomes do jazz e MPB


Fátima Guedes, Ney Conceição, Toninho Horta, Lucio Vieira, João Castilho, Hamleto Stamato e vários outros grandes músicos participam das oficinas do Projeto SOM – Semana de Oficina de Música, com patrocínio da Vale.  O projeto, que será realizado em quatro cidades do interior do Pará – Canaã dos Carajás, Marabá, Parauapebas e Ourilândia do Norte – nos meses de abril e maio de 2013, oferece oficinas musicais gratuitas em várias modalidades, no espaço de uma semana, e vai beneficiar centenas de músicos nessas localidades. 



As modalidades oferecidas são violão e guitarra, baixo, piano e teclado, bateria e percussão, sopro e canto. Na cidade de Marabá haverá também uma oficina de prática de conjunto, ministrada pelo músico Toninho Horta. Todas as oficinas acontecem à noite e têm duração média de cinco horas, sempre com uma jam session no final. Para fechar o ciclo de oficinas em cada cidade, um grande show gratuito reunirá instrutores e alunos em uma verdadeira celebração da boa música. 

O Projeto SOM, idealizado pelo contrabaixista Ney Conceição e com realização de Suzy Muniz Produções, é um circuito itinerante de oficinas para qualificação e aperfeiçoamento de músicos profissionais, que se destina a preencher a lacuna de oportunidades e espaços para exercício, prática, diálogo, intercâmbio e aperfeiçoamentos de músicos e aspirantes à profissionalização. O piloto do projeto, que aconteceu em agosto de 2011 em Parauapebas, teve o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Vale. Os resultados foram superiores ao esperado, o que incentivou sua ampliação para quatro cidades paraenses, na edição 2013.

QUEM FAZ O PROJETO SOM

Ney Conceição, o criador do projeto, toca atualmente com Elba Ramalho. Sua longa carreira de shows e gravações inclui vários dos principais artistas da MPB, como João Donato, Chico Buarque, Gilberto Gil, Altamiro Carrilho, Claudio Nucci, João Nogueira, Elza Soares e Zé Kéti, entre outros. Viveu 20 anos entre o Brasil e a Suécia, país onde atuava em casas de shows e bares, no período equivalente ao verão brasileiro. No exterior, acompanhou artistas como Sebastião Tapajós (Argentina e Espanha), Cláudio Dauelsberg (Portugal, Suécia e Suíça) e Robertinho Silva (EUA). Todos os instrutores do Projeto SOM são profissionais de grande destaque em seus respectivos instrumentos, tanto no Brasil quanto no exterior. É o caso, por exemplo, de Toninho Horta – cantor, compositor, arranjador e orquestrador mineiro, parceiro e arranjador de Milton Nascimento. Dentre muitos discos históricos, Toninho participou do célebre Clube da Esquina, que reuniu a nata

dos músicos mineiros de sua geração. A cantora e compositora Fátima Guedes ficou conhecida em todo o Brasil após cantar em um especial de fim de ano da cantora Elis Regina. Suas composições têm sido gravadas por inúmeros astros da MPB, como Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Nana Caymmi, Simone, Alcione e muitos outros. O time de instrutores tem ainda Nuno Neto (cantor), Erivelton Silva (baterista), Hamleto Stamato (pianista e arranjador), Lucio Vieira (baterista), João Castilho (guitarrista), Paulo Levi (instrumentos de sopro), Itamar Assiere (pianista, arranjador e compositor), Itamar Collaço (contrabaixista) e Bernardo Bosisio (guitarrista).

SERVIÇO

PROJETO SOM – SEMANA DE OFICINAS DE MÚSICA
Ciclos de oficinas de música comandados por grandes mestres da MPB e do jazz, com duração de uma semana. 
Direção: Ney Conceição.
Patrocínio: Vale  
Cidades: 
  • Canaã dos Carajás (15 a 20 de abril/2013)
    Inscrições: Casa da Cultura – Rua Esmeralda, s/n – Jardim Palmeiras 
  • Marabá (22 a 27 de abril/2013)
    Inscrições: Rua Antônio Maia, esquina da Lauro Sodré – Marabá Pioneira
  • Parauapebas (29 de abril a 4 de maio/2013)
    Inscrições: Escola de Música – Rua F, nº 241 – Bairro União
  • Ourilândia do Norte (6 a 11 de maio/2013)
    Inscrições: Colégio Pitágoras – Rua Melro, s/n – Bairro Castanheira
Professores:
Ney Conceição, Fátima Guedes, Toninho Horta, Hamleto Stamato e outros. 
Modalidades:
Violão e guitarra, baixo, piano e teclado, bateria e percussão, sopro, canto e prática de conjunto (somente em Marabá). 
Vagas: 30 por modalidade.  Inscrições gratuitas.
Site do evento: www.semanadamusica.art.br

Fonte: 
Ney Conceição



Nenhum comentário:

Postar um comentário