sábado, 6 de abril de 2013

Cacau Show esclarece sobre mofo em ovo de Páscoa

A Fundação Procon-SP informou nesta sexta-feira (5) que a fabricante de chocolates Cacau Show atendeu notificação e prestou esclarecimentos sobre reclamações de consumidores que encontraram mofo nos ovos de Páscoa da linha “Dreams brigadeiro”. De acordo com Márcio Marcucci, diretor de fiscalização do Procon-SP, a empresa esclareceu que análises apontaram que não houve nenhuma falha no processo de fabricação do produto. 

A empresa não esclareceu, contudo, o que teria ocasionado o mofo no produto. De acordo com Marcucci, uma das hipóteses que podem ser consideradas é que tenha ocorrido erro de armazenamento. Na nota enviada ao Procon, a empresa esclareceu que o produto foi fabricado entre janeiro, fevereiro e março deste ano e que todo o estoque foi guardado no centro de armazenagem, nas dependências da própria fábrica, dentro das temperaturas necessárias. Também disse que tanto no transporte como nas cerca de 1,3 mil lojas da rede o armazenamento foi correto. Ainda segundo a empresa disse ao Procon-SP, foram fabricados 6 milhões de ovos de Páscoa no total no país para este ano, sendo 233 mil da linha “Dreams brigadeiro” (145 mil para o Estado de São Paulo). Até a quinta-feira (4), quando deu a resposta ao Procon, a empresa disse que havia identificado 14 casos de consumidores que reclamaram do mofo nos ovos. Disse, ainda, que o produto está esgotado nas lojas - ou seja, não está mais à venda. De acordo com Marcucci, a empresa afirmou, no esclarecimento, que guardou amostras de ovos "Dreams brigadeiro” fabricados para análise e que essas amostras não apresentaram mofo.

Troca
Marcucci ressaltou que a empresa se comprometeu a fazer a troca do produto ou devolver o dinheiro aos consumidores que encontrarem o mofo e que oferece canais de atendimento ao cliente para reclamações (no SAC, em seu site na internet e nas lojas). "Vamos continuar monitorando o caso", afirmou o diretor do Procon-SP.

Ovos mofados
Pelo menos dez leitores relataram pelo VC no G1 terem encontrado mofo no ovo de chocolate “Dreams”, do sabor brigadeiro. A estudante Marília Hernandez Silva, de 20 anos, foi uma das pessoas que encontraram o mofo. Ela disse que o problema foi identificado no domingo de Páscoa, após ganhar o produto de presente de sua mãe. “O que me deixou mais indignada foi eles terem insinuado que eu tinha guardado o ovo em um lugar impróprio (...), pois falaram que era um problema pontual, que era só comigo”, diz. Marília afirma que foi a uma loja da rede e pediu o dinheiro de volta. “Eu não queria trocar por outro produto, pedi o dinheiro de volta”, afirmou.

O estudante Victor Mozer dos Santos, de 24 anos, disse que comprou o mesmo produto na quinta-feira da semana passada em Macaé, no Rio de Janeiro, e encontrou o mofo ao abrir o ovo, no domingo. Ele disse que trocou a mercadoria na loja e ganhou uma reposição extra pelo ocorrido. "No próprio local onde eu comprei eles falaram que não era a primeira vez que estava acontecendo", relatou.

Como proceder
De acordo com o Procon, como não foi identificado problema na linha de produção, não há a necessidade de fazer um "recall". Os consumidores que encontrarem o mofo no ovo devem procurar o estabelecimento e exigir ou a troca por produto equivalente ou o dinheiro de volta, de acordo como previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Caso a loja se negue a realizar qualquer uma das opções, o consumidor pode procurar os órgãos de defesa do consumidor. Caso o consumidor tenha ingerido o chocolate e tido algum mal-estar emocional ou problema de saúde, ele pode ingressar com uma ação judicial pedindo indenização por danos morais e materiais.

Normas de qualidade
Com relação aos processos produtivos, a Cacau Show disse que segue as normas estabelecidas pela legislação da vigilância sanitária. "A Cacau Show realiza severo e rigoroso controle de qualidade, que também está presente nas mais de 1.300 lojas franqueadas da rede", informou, em nota.

Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário