sexta-feira, 15 de março de 2013

Whatsapp renova serviço sem cobrar adesão

Essa semana, muitas pessoas relataram o recebimento de uma mensagem diferente ao iniciar o aplicativo. Nesta, a empresa oferece renovação gratuita do serviço, o que vai de encontro com a mensagem exibida anteriormente, afirmando que para continuar a usar a ferramenta eles deveriam adquirir a licença paga. Não há nenhuma informação sobre como esses usuários estariam sendo selecionados, mas é provável que mais pessoas sejam contempladas com essa mensagem daqui para frente. 

O WhatsApp é um grande sucesso entre os usuários do Android. Em pouco tempo tornou-se o aplicativo mais usado dentre todos do gênero, ultrapassando a barreira de dois milhões de downloads no Google Play. Mas com a monetização do serviço, a busca por programas semelhantes e gratuitos aumentou bastante. O valor pago pela adesão do serviço é baixo, cerca de R$ 2,00 por ano. O fato de a empresa passar a cobrar pelo aplicativo não é uma supresa, pois desde o início os usuários eram informados que o WhatsApp seria gratuito por um ano. Apesar disso, uma grande parte donos dos dispositivos Android não se contentou com a notícia.

Ao mudar a política da empresa e voltar atrás em uma tomada de decisão, os criadores do WhatsApp mostram que não estão dispostos a perder seus clientes. Atualmente, o Line é um dos concorrentes mais fortes e logicamente seria uma das primeiras opções. Conseguir manter um enorme número de usuários, além de atrair novos, pode ser tornar um desafio para a empresa, considerando que o mercado está ficando cada vez mais competitivo. Os desenvolvedores do Line, por exemplo, estão apostando em anúncios exibidos em redes televisivas, investindo fortemente em um projeto de expansão.


Sem dúvida, o fator decisivo para o sucesso desses aplicativos, gratuitos ou pagos, será a qualidade do serviço. Para superar os concorrentes e se consolidar no mercado, as empresas terão de aperfeiçoar e atualizar aos seus produtos com mais frequência. Os consumidores, mais uma vez, só têm a ganhar com essa disputa, pois o número de produtos de qualidade disponíveis no mercado será cada vez mais satisfatório.

Fonte: Celularis

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