sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Prainha, um dos bairros mais antigos e esquecidos de STM

Um dos bairros mais antigos da cidade enfrenta uma série de problemas. Com a nova administração municipal, os moradores da Prainha esperam resolver as demandas nos setores de educação, saúde e no sistema viário. De acordo com os moradores, o sofrimento já dura 15 anos. Seu Santeco chegou ao bairro há 50 anos. Apesar das necessidades, ele quer continuar morando no local. “O que está faltando é mais interesse do governo. A gente sempre elege vereadores, eu conheço muitos aqui do bairro que, não quer dizer que não fizeram nada, mas daquilo que o bairro necessita e que merece nós estamos a desejar”, afirma.


Sistema viário não recebe melhorias há décadas (Foto: Reprodução/TV Tapajós)

O pensamento é compartilhado pela maioria dos moradores do bairro. O sistema viário teve poucas melhorias nos últimos 15 anos. O sistema de limpeza pública tem deixado a desejar. Na avenida Borges Leal, uma das principais da cidade, os entulhos tomam conta da rua. 


Entulhos tomam conta das ruas (Foto: Reprodução/TV Tapajós)


Veículos pesados disputam espaço com veículos pequenos (Foto: Reprodução/TV Tapajós)

“Tem esse lixo aí que está na vista da comunidade e nos cobra. Se você andar aqui é entulho até a José Agostinho e a Curua-Una. Os carros pesados disputam com pedestres e carros pequenos”, enfatiza o presidente da Associação de Moradores, Jucenil Bentes. Outra situação que as pessoas pedem prioridade é a construção de uma escola municipal para atender a demanda de alunos. Na Prainha só há a escola Alberico Nóvoa, que foi construída pela própria comunidade.


A única escola foi construída pela própria comunidade(Foto: Reprodução/TV Tapajós)

“Hoje está superlotado. Tem pais revoltados voltando. Se Deus quiser, vamos comunicar a secretária de Educação que olhe com carinho para não deixar essas crianças sem as aulas que começam. Há pais que estão esperando essa resposta”, completa Bentes. O sistema viário da Vila Arigó é outro problema. Uma vala impede a passagem de carros até o cais do porto. O problema começou no verão e está aumentando de tamanho ao lado do mercado. 


Vala aumenta de tamanho com as chuvas e dificulta tráfego de veículos até o cais do porto 
(Foto: Reprodução/TV Tapajós)

Além de todos esses problemas, outra reivindicação dos moradores é a construção de um centro de saúde, uma vez que a reclamação é quanto a não existência de atendimento básico no bairro. Em nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) esclarece que a avenida Borges Leal está dentro do planejamento do governo para ser pavimentada. Os entulhos no final da avenida já estão sendo removidos e a via deve entrar no plano para serviços de recuperação com tapa-buracos.

Quanto a necessidade de mais uma escola no bairro, a secretaria de Educação está fazendo um levantamento da situação. Em relação a questão do centro de saúde, nossa produção de jornalismo não conseguiu contato com a assessoria de comunicação da Semsa.

Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário