segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Operação combate tráfego irregular de veículos às margens do rio Tapajós

Uma operação policial resultou no flagrante de veículos trafegando de forma irregular às margens do rio Tapajós, em Santarém, Oeste do Pará. A ação conjunta realizada pelas Polícias Civil e Militar, em parceria com as Secretarias Municipais de Trânsito e de Meio-Ambiente de Santarém, interveio no combate à prática irregular e criminosa cometida por condutores em tráfego nas margens do rio Tapajós.

A operação policial foi deflagrada na quinta-feira passada e os resultados foram divulgados no sábado, 3. Ao todo, cinco veículos foram notificados pela prática danosa ao maio-ambiente. A operação atende a lei municipal em Santarém que regulamenta e normatiza os procedimentos a serem adotados para coibir esse tipo de atividade irregular.
Na operação, que teve início com levantamentos realizados por equipes de Inteligência, por meio de mapeamento dos locais e verificação dos dias com maior incidência, com operação ostensiva.

A ação policial prosseguiu no final de semana visando retirar das praias condutores que praticam, além do crime ambiental, direção perigosa e colocam em risco os turistas e pessoas das comunidades ribeirinhas.

Segundo os policiais, o tráfego de veículos nessas áreas vem ocorrendo não só de dia como à noite. “No local coletamos relatos de pessoas da comunidade informando que seus costumes tradicionais estão sendo afetados, como os quais, as chamadas ‘piracaias’, reuniões realizadas à noite em que os moradores degustam com as famílias o produto de suas pescarias coletivas. Com o tráfego perigoso de veículos, eles passaram a sofrer riscos de atropelamento na comunidade”, explica o delegado Gilberto Aguiar, titular da Superintendência de Polícia Civil em Santarém.

O Delegado explica que, com a operação, o objetivo é proteger as margens dos rios e as tradições culturais das comunidades locais de forma a inibir a interferência danosa, incentivar práticas saudáveis de acesso aos balneários e garantir segurança e ambiente saudável às comunidades que dependem da natureza para sustento e produção de cultura no Município.


 Fonte: O impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário