sábado, 17 de novembro de 2012

Ibama desarticula exploração ilegal de madeira em Santarém

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou nesta sexta-feira (16), a apreensão 915 toras de madeira consideradas de grande valor econômico, como maçaranduba, ipê e jatobá. Segundo o Ibama, a exploração ilegal era realizada às margens do rio Curuatinga, uma área isolada na floresta, a 150km de Santarém, no oeste do Pará. Dois tratores e um caminhão também foram apreendidos na fiscalização.
De acordo com e o chefe da fiscalização do Ibama em Santarém, Tiago Jara, a região do rio Curuatinga é extensa, de difícil acesso terrestre, e atrai extratores ilegais dos municípios de Santarém, Prainha, Uruará e Medicilândia em razão do escoamento fácil do produto florestal pelo rio Amazonas. “Após sair da floresta, a madeira recebe documentos de guias florestais falsos, e de Belém, as madeiras mais nobres são exportadas para outros países da Europa e da América do Norte”, explica.

Ainda segundo o Ibama, a área continuará sendo monitorada até a retirada das toras apreendidas, que deverão ser utilizadas em obras sociais.

 
Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário