sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Apesar de polêmicas, obras em Belo Monte continuam

Mesmo depois de várias polêmicas e constantes protestos, a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte segue com todo vapor. Aproximadamente 15% das obras do empreendimento, localizado na região do Xingu, no sudoeste do Pará, já foram concluídos. O local deve gerar energia para todo o Brasil.

O sítio Belo Monte é o principal canteiro de obras da hidrelétrica, onde vai funcionar o coração da usina. É onde está em construção a casa de força principal do empreendimento, onde vão funcionar 18 turbinas, com capacidade para gerar cerca de 11 mil megawatts (MW) de energia elétrica.

Um paredão que ficará a 100 metros do nível do mar também está sendo construído. A partir do ponto onde estará localizado, mais 67 metros de estrutura maciça serão construídos, o equivalente a um prédio de 22 andares. A construção terá 210 metros de largura e, quando ficar pronta, pelo menos 22 metros de profundidade, que serão cobertos por água.

Outra obra que está em fase de construção é o canal de derivação, por onde será feito o desvio do leito do rio Xingu e vai passar toda a água que deve gerar a energia de Belo Monte. A obra deve demorar pelo menos cinco anos para ficar pronta.

Mais de 250 homens do Exército participaram de um treinamento na área do Sítio Pimental, onde é feito o barramento do rio Xingu. O local já foi invadido por manifestantes contrários a obra e indígenas. Os militares simularam uma operação para ocupar as instalações do canteiro e garantir o funcionamento da obra em caso de situação de conflito.



Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário