segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Ritmos do Pará encerram o XXVII Festival de Música Brasileira

Guitarradas e batuques marcaram o encerramento do XXVII Festival de Música Brasileira nesta quarta-feira, 3, nos jardins do Conservatório Carlos Gomes. A programação contou com o Trio Raízes, John Cabano e Banda e Grupo Som de Pau Oco, que animaram o público com repertórios voltados à música regional.
A professora Doris Azevedo, coordenadora e idealizadora do evento, acredita que o Festival de Música Brasileira teve uma qualidade elevada e que a mensagem foi passada aos visitantes. “O objetivo é propagar a música brasileira e isso foi alcançado, exatamente porque foram diversos autores, do século passado e atuais, que ensinamos aos vários grupos do conservatório, como o coral infantil, coral de adultos, grupos de percussão e de vários instrumentos. Foi um festival diversificado e eu fico mais animada em dar continuidade nos outros anos” revela a professora.
Para o professor Felipe Andrade, o evento já faz parte da Fundação Carlos Gomes (FCG) por conta da tradição de 27 anos. “No Brasil as coisas começam e param. Isso mostra que o festival já é da fundação e não tem como não acontecer todos os anos” conta Felipe Andrade.
Ele ressalta os grandes momentos do festival este ano. “Cada noite é uma noite especial. Teve a Professora Maria Helena, que veio do RioJaneiro e fez um programa de música brasileira, do clássico ao chorro, e teve também a Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes com um trabalho junto às classes de musicalização. É bom você ver criancinhas já fazendo música e bem. Eu acho que o festival, de um modo geral, foi bom e acredito que todos os dias tiveram uma emoção diferente”, disse.
O músico John Cabano acredita que a inciativa da Fundação Carlos Gomes é importante para divulgar a cultura da música instrumental. “Uma proposta muito legal para que a gente possa dar destaque à nossa música instrumental, no caso a Guitarrada, que é um estilo que está evoluindo, está tocando bastante, mas precisa tocar mais”. O grupo fez um breve lançamento do novo CD e apresentou músicas de Mestre Vieira, Mestre Sena e uma homenagem a Mestre Cupijó, falecido recentemente.
O show de carimbó ficou por conta do grupo Som de Pau Oco, formado por alunos e professores da fundação. Eles apresentaram um repertório baseado nos ritmos tocados nas regiões do salgado e Marajó, além da canção “Mina Cadê o Anel” em homenagem ao Mestre Cupijó. 
Douglas Dias, aluno da fundação e percursionista do grupo, acredita que o Festival de Música Brasileira da Fundação Carlos Gomes mostra aos seus alunos como é diversificada a cultura brasileira. “Para mim é uma grande honra. O festival é um marco porque abre as cortinas para a gente ver o pluralismo da cultura brasileira, em forma de ritmo, sons e cores. Espero que continue a iniciativa e ano que vem mostre ainda mais essa variedade” ressalta o aluno da fundação

Fonte: AgênciaPará

Nenhum comentário:

Postar um comentário