segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Pará conquista 101 medalhas nas Paraolimpíadas Escolares

A delegação paraense que participou das Paraolimpíadas Escolares durante esta semana em São Paulo desembarcou em Belém no início da tarde deste sábado (20), com 101 medalhas no peito: 35 de ouro, 35 de prata e 31 de bronze. Nesta edição do evento, que reuniu 1,2 mil estudantes-atletas com deficiência de todo país, o Pará obteve a melhor classificação geral desde que começou a participar da competição, com o quarto lugar no quadro geral de medalhas, ficando atrás do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

A recepção no Aeroporto Internacional de Belém foi com festa. “É muito emocionante voltar para casa e sentir que tanta gente se orgulha de nós”, disse Ana Izabela de Souza, da equipe de goalball. Para o atleta do vôlei sentado Rafael Ribeiro, a sensação é de dever cumprido. “Estou me despedindo do Paraolímpico Estudantil como tricampeão. Tenho muito orgulho de ter participado disso tudo e agradeço ao técnico e a toda equipe”, declarou.

Sexta maior delegação do evento, com 80 atletas e 40 técnicos, auxiliares, psicólogos e fisioterapeutas, de Abaetetuba, Barcarena, Belém, Castanhal, Marabá, Parauapebas e Ulianópolis, a delegação paraense participou nas modalidades de atletismo, natação, goalball, tênis de mesa, vôlei sentado, judô e bocha. O atletismo conquistou o maior número de medalhas, com 51 premiações, seguido da natação, que obteve 42 medalhas. O judô, tênis de mesa e vôlei sentado também foram medalhistas.

O resultado é fruto de um cotidiano de treinamento e orientação aos estudantes-atletas, que têm idade entre 12 e 19 anos. “Aumentou muito o nível técnico da natação, e estamos sempre em busca de caçar talentos nas escolas, entre os estudantes”, explicou o técnico da modalidade, José Luiz Moura. O trabalho dos técnicos de cada modalidade, que são professores de educação física, foi destacado pela coordenadora da delegação, Conceição Felgueiras. “Eles são os verdadeiros responsáveis pelo sucesso desse grupo. Pelo trabalho que fazem diariamente, pelo compromisso com seus atletas”, afirmou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário