segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Polícia Civil do Pará instala Núcleo de Pacificação e Prevenção da Violência

O Estado do Pará acaba de ganhar um Núcleo de Pacificação e Prevenção da Violência (Nuprev). Criado pelo delegado-geral da Polícia Civil do Estado, Nilton Atayde, o Nuprev terá como função planejar, coordenar, supervisionar, acompanhar e avaliar as atividades do Serviço Social na Polícia Civil, visando promover ações que resultem em melhoria na qualidade dos serviços prestados aos usuários da instituição. A portaria de criação do núcleo foi publicada na edição desta segunda-feira, 22, no Diário Oficial do Estado.
Para a criação do Nuprev, o delegado Nilton Atayde levou em consideração que as demandas caracterizadas como confitos sociais e crimes de menor potencial ofensivo necessitam de ações integradas, objetivando a busca de soluções que resultem na preservação da justiça social. Ele acredita ainda que “se faz necessária a implantação das atividades do Serviço Social no âmbito da Polícia Civil, a fim de contribuir para a construção de uma ordem social, política e econômica”, pontuou.

No primeiro semestre deste ano, esta demanda especial somou 11.283 atendimentos prestados por assistentes sociais, nas seccionais e delegacias de polícia localizadas na Região Metropolitana de Belém. Segundo a assistente social Graciane Almeida, diariamente, cerca de 15 conflitos envolvendo principalmente parentes e vizinhos acabam nas delegacias ou seccionais de Belém. O número diz respeito apenas aos casos em que não houve crime. As pendengas acabam no setor social da polícia civil e são resolvidas com o auxílio de assistentes sociais. Atualmente 38 profissionais integram o quadro da instituição.
O Nuprev será coordenado por assistente social do quadro da Polícia Civil e será subordinado diretamente ao delegado-geral adjunto, Rilmar Firmino. As ações do Núcleo serão executadas nas Unidades de Polícia Civil Metropolitana e Superintendências Regionais. Caberá ao núcleo, a formulação e implementação de projetos na área social que objetivem a melhoria da relação familiar e social. Também será sua responsabilidade promover ações que previnam fatores de risco e conflitos potenciais e concretos, visando a redução de condutas propulsoras de ações violentas e delituosas entre os usuários.
Serão atividades do Nuprev: a elaboração do plano geral de atividades do setor de Serviço Social da Polícia Civil, com demais setores; articulação de parcerias com instituições de ensino superior para capacitação e formação profissional de servidores; promoção e elaboração de encontros, estudos e capacitações aos profissionais de Serviço Social; pesquisa e levantamento de dados da comunidade e da instituição, objetivando a elaboração de projetos e ações preventivas e sócio-educativas, estão entre as atribuições do Nuprev, que tabém deverá integrar comissões e participar de atividades juntamente com outras entidades em assuntos que envolvem a Segurança Pública, além de desempenhar outras atividades correlatas aos objetivos do Núcleo e funções da Polícia Civil.
Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário