sábado, 13 de outubro de 2012

Motociclistas rendem graças à padroeira dos Paraenses

Realizada há 22 anos, a Moto Romaria encerrou a primeira etapa das procissões do Círio deste sábado, 13, que terá ainda, à noite, a Trasladação, a segunda maior procissão do Círio de Nazaré. Milhares de motociclistas seguiram o carro com a berlinda, após o encerrameno da Romaria Fluvial, a partir das 11 horas, com saída da Praça Pedro Teixeira (Escadinha do Cais do Porto).
O percurso de aproximadamente 2,4 Km foi percorrido em 45 minutos, dentro da estimativa do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Durante o trajeto, o mesmo carro que conduziu a Imagem na Romaria Rodoviária levou a Virgem Peregrina até o Colégio Gentil, na companhia dos motociclistas e dos fiéis que seguiam nas ruas, a pé ou de bicicleta. Na frente do Colégio, foi dada a benção com a imagem e os motociclistas aceleravam os motores de suas motos em sinal de gratidão.

Desde o ano 2000, a Moto Romaria conta com a presença de batedores da Polícia Rodoviária Federal para a proteção do carro que conduz a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré. O Dieese calculou a participação estimada no evento de 30 mil pessoas (entre fiéis nas motos e público assistindo ao longo do trajeto). A Federação de Motociclismo estima que cerca de 15 mil motos acompanharam a romaria deste ano. O vice-presidente da federação, Fernando Maia, falou da emoção em participar de mais uma romaria. “Esta procissão começou com 15 motos e hoje tem 15 mil, isso mostra o crescimento da fé e devoção a nossa mãezinha e tudo transcorrendo dentro do que foi programado”, disse Fernando.
Ao longo das avenidas Presidente Vargas e Nazaré, por onde a procissão passou, a concentração de pessoas foi grande. Os turistas que estão na cidade puderam sentir um pouco do que é o Círio, que acontece amanhã pelas ruas da cidade. O baiano Wanderley Souza ficou emocionado pela homenagem dos motoqueiros. “Essa homenagem é sensacional, se hoje os paraenses já estão com esta força de fé amanhã a cidade deve se trasformar com toda esta fé de seu povo”, completou.
Percurso
A romaria saiu da escadinha do Cais do Porto, na Estação das Docas, seguiu pela Presidente Vargas, indo direto para a avenida Nazaré, em direção ao Colégio Gentil Bittencourt. A romaria foi criada no dia 13 de outubro de 1990, pela Federação Paraense de Motociclismo, que decidiu prestar sua homenagem acompanhando a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré. 

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário