domingo, 14 de outubro de 2012

Governador Simão Jatene e ministro do Turismo assistem a procissão do Círio de Nazaré

A grande procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, na manhã deste domingo (14), foi acompanhada pelo governador Simão Jatene e por várias autoridades, em um palanque montado na Estação das Docas, à Avenida Boulevard Castilho França, em Belém. Simão Jatene aproveitou a ocasião e fez seu pedido especial a Virgem de Nazaré. “Que a Nossa Senhora nos ilumine e nos dê sabedoria para enfrentar os desafios e conseguir uma sociedade mais justa e mais fraterna. Também aproveito este momento especial para agradecer a Nossa Senhora e a Deus pela honra que é ser governador deste estado maravilhoso que é o Pará. Que esse sentimento de paz, fraternidade e reencontro que nos invade coração e mente no dia do Círio nos acompanhe pelo resto do ano em todos os dias de nossa vida”, disse. Durante a procissão, Simão Jatene recebeu o carinho dos romeiros que acompanhavam o Círio e agradeceu do camarote com muitos acenos e cumprimentos.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, esteve presente e assistiu pela primeira vez o Círio. “Como ministro e como cidadão sempre tive vontade de assistir essa festa maravilhosa que tanta gente fala. Posso afirmar que o que vi superou todas as minhas expectativas”, disse o ministro. Ainda de acordo com ele, a divulgação e a promoção da festa religiosa serão incentivadas para atrair cada vez mais turistas estrangeiros e brasileiros para a capital paraense. “O papel do Ministério do Turismo é criar um calendário nacional de grandes eventos e sem dúvida o Círio de Nazaré tem tudo para ser considerada a maior manifestação religiosa do Brasil e do mundo. Fiquei impressionado com a manifestação de fé das pessoas. É uma coisa impressionante”, afirmou.
Após a passagem da Berlinda, o governador Simão Jatene acompanhou o ministro para uma  visita na Estação das Docas e, em seguida, o convidou para um almoço no Parque da Residência. Para o chefe do Executivo, poder apresentar as riquezas, a cultura e a devoção do povo paraense para o ministro é uma oportunidade ímpar. “O Pará é sem dúvida uma das coisas mais belas da Amazônia e, além disso, nós temos uma das maiores riquezas que supera todas as outras que é a nossa gente. Poder mostrar esse belo momento de fé que vivemos aqui para o mundo é muito gratificante”, comentou o governador.
O secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, afirmou que a sintonia entre os níveis da gestão pública é fundamental para que a sociedade compreenda a real importância e o significado do turismo como atividade econômica para o estado.
Filme – A maior festa religiosa do Brasil também trouxe a Belém um grupo de cineastas interessados em gravar um filme em Belém do Pará. “Estamos com dois projetos para gravar um filme e um documentário em Belém. Escolhemos esta cidade porque ela é repleta de belezas naturais e possui uma cultura muito rica. Estamos impressionados com o que vimos aqui no Círio e com certeza vamos colocar algumas cenas desta festa encantadora para rodar no mundo inteiro”, disse a produtora Renata Vidigal. O filme gravado em Belém será exibido em parceria com a TV ZDF, uma emissora de televisão alemã e uma das maiores emissoras da Europa.
Solidariedade -  Na procissão deste domingo, o governo do Estado doou  30 mil copos de água mineral e 40 mil ventarolas para os que acompanharam a procissão do Círio de Nazaré. Boa parte dessa doação foi feita aos romeiros que passavam em frente à Estação das Docas logo cedo, acompanhando a procissão, quando o calor já era grande. Servidores da Casa Civil, Policiais Militares e voluntários participaram da ação de solidariedade.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário