sábado, 6 de outubro de 2012

Formandos em Medicina do Cesupa dão exemplo de solidariedade

Neste sábado, 6, a Fundação Hemopa recebeu a primeira turma de formandos do curso de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) para uma campanha interna de doação de sangue e efetivação de cadastro de doadores de medula óssea. A ação solidária faz parte da programação intitulada “100 dias para a formatura”.
A ideia partiu do estudante medicina, Hildebrando Junior, 25, que sugeriu aos colegas de classe que a doação de sangue fizesse parte da programação festiva da formatura. “Estamos nos formando em Medicina para salvar vidas, e quem sabe através da doação de sangue não estaremos ajudando a salvar as primeiras delas?”, disse o aluno, que espera ver a iniciativa se repetir junto a outros formandos. "Nossa esperança é que esse gesto solidário também faça parte do calendário de formatura das próximas turmas". 
O primeiro exemplo já foi dado pela coordenadora do curso de Medicina do Cesupa, Dra. Milena Caldato, que acompanhou os alunos durante a doação de sangue no Hemopa. “Fico feliz de ver que os meus alunos incluíram esse ato de solidariedade em um momento tão importante da vida deles, que é a formatura”. Gabriela Coelho, 24, uma das formandas, destacou a importância dessa ação. “Nos dois últimos anos de curso nós passamos por um estágio, foi onde eu pude ver o quanto é importante esse tipo de gesto”,comentou.
No Hemopa, a turma foi recepcionada pela equipe do Serviço Social de Doadores, que parabenizou e agradeceu a iniciativa. “É muito louvável a atitude dessa garotada em incluir na programação da formatura uma ação de responsabilidade social que vai contribuir para  salvar muitas vidas”, destacou a gerente de Captação de Doadores do Hemopa,  Juciara Farias, ressaltando a importância da parceria com médicos para a sensibilização e captação de doadores na rede hospitalar.
A iniciativa dos futuros médicos do Cesupa também reflete uma significativa participação do segmento jovem nas doações voluntárias de sangue. Atualmente, mais de 50% das coletas efetivadas no Estado são de pessoas com idade entre 18 e 29 anos, embora a hemorrede brasileira já aceite a coleta de doadores a partir de 16 anos com autorização dos pais ou responsáveis.

Quem pode doar sangue: Candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 67 anos; peso acima de 50 kg. É necessário apresentar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três. O doador deve estar bem alimentado.

Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou mulher saudáveis, com idades entre 18 e 55 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.

Serviço: O Hemopa espera por você na Tv. Padre Eutíquio, 2109. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Maiores informações pelo fone: 0800 280 8118, de 2ª a 6ª-feira, das 8h às 18h; e aos sábados, até as 17h.

Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário