segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Conferência do MDA traz a Santarém mais de 3 mil turistas

Entre os dias 23 e 28 de outubro Santarém sediará a 12ª Conferência Nacional da Visão do MDA. O evento foi fundado pela Igreja da Paz local. O tema da Conferência Nacional este ano é “Amor, o segredo da Revolução“. A Visão do MDA (Modelo de Discipulado Apostólico) está sendo difundida em todo o país, e tem na igreja de Santarém um dos sustentáculos. 
 “O Discipulado um a um está revolucionando o Brasil e o mundo, em milhares e milhares de igrejas. Nós calculamos que cerca de 10 mil igrejas estão na fase de implantação, ou aprendendo princípios da visão do MDA. É muito revolucionário!”, assegura o pastor Abe Huber, dirigente da Igreja da Paz de Fortaleza (CE), no site da igreja. Na verdade, o evento é dirigido para pastores e líderes em suas respectivas igrejas espalhadas pelo Brasil. Neste período ficará concentrado em Santarém um público de cerca de 3.000 pessoas que vêm buscar aprendizado. Ou seja, pelo período de uma semana hotéis, pousadas, locadoras de automóvel, taxistas, moto-taxistas, restaurantes, lanchonetes, lojas de artigos regionais e demais serviços experimentarão uma elevação em seu movimento.

Dos três mil visitantes somente 600 ficarão em residências de membros da igreja. Os demais se dividirão em hotéis. Aliás, esse movimento já entrou na programação anual da rede hoteleira, que tem no mês de outubro uma referência em função da ocupação elevada.
Para dimensionar a proporção que a Conferência do MDA conquistou em Santarém, a Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR) realizou uma pesquisa de demanda com base no ano de 2011. Foram utilizados 100 questionários, envolvendo os mais diferentes temas, como: perfil do encontrista, dos equipamentos e serviços utilizados na cidade. Os números apontam que a maior parte dos participantes vieram de São Paulo (23%), Pará (14%), Paraná (13%), Ceará (10%) e Roraima e Amazonas (9%).


No ano passado, soube-se que 58% ficaram de 7 a 10 dias na cidade, 31%, de seis a dez dias; 11%, de 11 a 15 dias. A maioria dos visitantes é composta de pastores (38%) e missionários (11%). Um dado importante: 81% chegaram de avião. Outra informação interessante: 56% gastou de 500 a 1.200 reais durante a sua estada na cidade.
Com esse tipo de informações, tem-se uma noção exata de quanto o evento tem contribuído para aquecer a economia local no período da Conferência. Além dos dados econômicos, há a segurança de que, no ponto de vista evangélico, Santarém se fortalece como cidade de base pentecostal.




Fonte: Emanoel Julio - Santarém em Conexão 




Nenhum comentário:

Postar um comentário