sábado, 29 de setembro de 2012

Seminário estadual discutiu política e gestão da Educação

Educadores de vários estados brasileiros participaram, em Santarém, do IV Seminário Regional de Política e Administração da Educação da Região Norte e do IV Encontro Estadual de Política e Administração da Educação do Pará. O encontro, que reuniu cerca de 300 educadores e recebeu 96 trabalhos entre artigos e comunicações orais, encerrou ontem, sexta-feira, dia 28.

Promovidos pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), em parceria com a UFOPA, por intermédio do Instituto de Ciência da Educação (ICED), ambos os eventos pretendem intensificar as questões discutidas em âmbito nacional entorno da questão da gestão e política para a educação. “Consideramos esta edição como uma preparação tanto para o encontro internacional que ocorrerá no mês de novembro, em Zaragoza na Espanha, e como também para o encontro nacional que ocorrerá em Recife, em 2013”, informa Fátima Lima, comissão organizadora do evento e vice-presidente da ANPAE/Região Norte.

A presidente nacional da ANPAE, Prof. Dra. Márcia Ângela Aguiar (PPGE/UFPE), ministrou conferência de abertura, cujo tema foi “Plano Nacional de Educação e os desafios para a Gestão da Educação e da Escola”. “A temática do plano nacional é relevante para o país, mas também para a região Amazônica, porque o plano é um elemento fundamental para congregar os esforços no sentido da elevação da escolaridade e da qualidade da educação em nosso país. No entanto, ainda estamos sem plano; ele tramita há mais de um ano no Congresso Nacional e ainda não foi aprovado, portanto há toda uma demanda por parte dos educadores, que estão preocupados com a ausência do plano”, comenta.

Ainda de acordo com Márcia Aguiar, o maior impedimento para a aprovação do plano é a questão de 10% do PIB. “Existe toda uma barreira no sentido de que o próprio governo assinalava que o teto seria de 7%, e os próprios educadores consideram que seja de 10%. A associação também defende este percentual e tem atuando ativamente junto ao Congresso, para que o plano seja aprovado ainda neste segundo semestre de 2012, pois não podemos passar mais um ano sem um plano nacional de educação”, enfatiza Márcia Aguiar.


Fonte: O impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário