sábado, 29 de setembro de 2012

Seca já ameaça ribeirinhos em Óbidos

A estiagem começa a preocupar. Onde há pouco tempo existia bastante água, hoje é só mato e terra. Com isso vão-se os peixes e a escassez de comida aumenta, principalmente para o ribeirinho que tem o rio como sua principal fonte de sustento.

Os danos causados são tão grandes quanto os da cheia, visto que, o principal obstáculo é a falta de água e consequentemente a comida.

As plantações também podem se perder com a falta de chuva e o desmatamento nessa época do ano é sempre visto na região.

As comunidades mais atingidas são as de várzea que sofrem com a cheia onde a água leva os dejetos e consequentemente a qualidade fica a pior possível e com a estiagem a água deixa os dejetos ficando na mesma situação. Os efeitos disso tudo são as diarrias que afligem a maioria das pessoas dessas comunidades.

Existe um projeto do governo onde se faz um trabalho de tratamento da água, como prevenção dessas doenças. O projeto é executado pela Funasa´, em conjunto com a Defesa Civil Estadual e Municipal.

No total são 19 comunidades de várzea que já receberam mais de 600 filtros que utilizando o cloreto que obtém água de boa qualidade. O município de Óbidos é um dos que está em melhores condições de utilização desses filtros e consequentemente menos incidência de doenças típicas dessa época, informou a Defesa Civil.


Fonte: O impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário