quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Ibama combaterá uso de acessórios feitos de animais no Sairé

A gerência regional do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Santarém, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) irá intensificar o combate ao uso de acessórios feitos de partes de animais silvestres para uso durante o Sairé.

O combate será feito por meio da conscientização das pessoas com campanha denominada ‘Moda Triste’ e a fiscalização em relação às pessoas que estiverem usando esses acessórios, como penas, brincos, colares, cocares e demais artefatos feitos da pena, pele e dentes dos animais.

O festival do Sairé será realizado de 13 a 17 de setembro em Alter do Chão, sendo uma manifestação cultural e religiosa que tem na sua programação a apresentação dos botos Tucuxi e Cor de Rosa. A preocupação do Ibama é com o possível sacrifício de animais para a confecção de materiais e acessórios utilizados para a apresentação.

Em um levantamento realizado pela fiscalização do Ibama, os animais mais abatidos para essa finalidade são araras, papagaios, periquitos, gaviões, jacaré, pirarucu, cobras, catitus, macacos e, não raro, onças. A penalidade para quem pratica esse tipo de crime ambiental inclui o pagamento de multas que podem chegar a R$ 5 mil por espécie - e até reclusão de seis meses a um ano.

A campanha será intensificada no aeroporto e nos portos, com distribuição de panfletos em português e em inglês, além de tirar as dúvidas de quem estiver chegando para as festividades. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário