sábado, 1 de setembro de 2012

Estudo inédito com macaxeira bate recorde em Santarém

Uma atividade desenvolvida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), em Santarém, oeste do estado, alcançou números inéditos na produção de macaxeira em várzea. Na comunidade de Santana do Ituqui, localizada no Projeto de Assentamento de mesmo nome, na zona rural do município, foi implantada a primeira Unidade de Observação (UO) de macaxeira em várzea. Os resultados, seis meses após o plantio da área, que recebeu ainda milho e abóbora, surpreenderam. A macaxeira, da variedade amarela, alcançou uma produtividade de 78 toneladas. Os números são inéditos no Brasil, uma vez que a maior marca alcançada até então por essa espécie foi de 54 ton/ha, obtida por meio de um estudo desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa (Embrapa).

A Unidade de Observação nasceu da necessidade de verificar qual atividade agrícola tem melhor produtividade, utilizando um recurso que existe em abundancia na região  as águas do Rio Amazonas, além de poder oferecer uma alternativa de produção às famílias agricultoras. Segundo o engenheiro agrônomo da Emater, Francisco Chaves, um dos responsáveis pelo projeto, a alta produtividade da macaxeira amarela se deu exclusivamente em razão da alta fertilidade do solo de várzea, rico em fósforo e nitrogênio, devido à reposição anual das águas do Amazonas. “A idéia aqui é trabalhar a produção no ritmo das águas, que tem períodos determinados. São seis meses de enchente e mais seis meses de vazante”, afirmou Chaves.
A macaxeira amarela é rica em caroteno, substancia que ajuda o corpo humano a fixar outras vitaminas e proteínas ingeridas. Além disso, segundo dados da Emater, o produto tem mercado garantido. Muito apreciada na região a macaxeira que tem produção totalmente orgânica, garante um lucro de 60% só com a venda in natura. O produto também pode ser usado para a produção de farinha, o que já agregaria valor, com o quilo comercializado a R$, 2,50. De acordo com a Emater, a farinha produzida com a macaxeira traz benefícios ao ser humano, começando pela inexistência do ácido contido na mandioca, usada tradicionalmente para a produção da farinha. Os estudos da Emater em Santarém prosseguem com o objetivo de identificar outros benefícios da macaxeira amarela, da qual se aproveita praticamente tudo, até as folhas, que servem para a produção de ração animal.

Os números atingidos ainda precisam ser confirmados, por isso a Emater está refazendo o plantio da variedade. A ideia é fechar parceria com a Embrapa para publicar a experiência, após a nova colheita, que acontece em seis meses. “Queremos difundir essa tecnologia de produção, que provou ter rendimento altíssimo”, completou Chaves. 



Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário