quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Unidade de Oncologia atenderá por ano mil casos de câncer no Pará

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), foi inaugurada na manhã desta terça-feira, 14, pelo governador Simão Jatene. O local terá capacidade para atender, por ano, mil novos casos de câncer, 6.300 procedimentos de quimioterapia, 40 mil procedimentos de radioterapia e realizar 560 procedimentos cirúrgicos. A Unacon faz parte do "Projeto Expande", desenvolvido pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), para ampliar e assegurar assistência integral a pacientes portadores de câncer, com recursos humanos especializados, equipamentos e infraestrutura hospitalar e de rede.

O protocolo foi assinado em 2003 oficializando a mútua cooperação entre o Inca, Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde do Estado (Sespa), e do Município de Belém (Sesma) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Da parte do Governo do Pará foram investidos R$ 4,5 milhões para aplicação nas obras físicas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que também será parceira com o repasse dos medicamentos quimioterápicos e lotação de mais de 100 servidores para atuar no Barros Barreto.

 “Nós temos agora mais uma unidade nesse estado especializada no tratamento das doenças oncológicas, que irá melhorar a qualidade de vida da nossa gente, da nossa população. Todos sabem que o hospital Ophyr Loyola está pressionado pelo volume de atendimento, mas com estes novos serviços que serão agregados na área de oncologia, o hospital será desafogado. Ainda estamos longe de chegar na saúde que queremos, mas hoje estamos dando um passo longo para que isso aconteça, assim como já fizemos com a questão da hemodiálise”, disse o governador.

No espaço serão oferecidos serviços para o tratamento em oncologia clínica, cirurgia, radioterapia e quimioterapia. O atendimento inicial será para pacientes com tumores sólidos de esôfago, estômago, colo, reto, ânus, pâncreas, vias biliares e fígado. O estudante Elton Farias, 27 anos, é um dos primeiros pacientes da unidade. Há duas semanas ele descobriu que estava com câncer no estômago e começou o tratamento nesta semana na Unacon.

 “Descobrir que estava com câncer foi uma das piores noticias que já tive, mas depois que comecei o tratamento, em um ambiente qualificado como esse, eu já me sinto bem mais tranquilo de que tudo dará certo”, disse. A meta da Unacon é ampliar o atendimento para os casos de câncer de mama, uroginecólogicos, urológicos e patologias do tecido osteo-conjuntivo.

O secretário de Estado de Saúde, Hélio Franco, afirmou que a nova Unidade de Oncologia fará com que haja uma descentralização da demanda do Hospital Ophir Loyola. Ainda de acordo com ele, a Unacon vem suprir uma necessidade urgente da população, pois de acordo com dados do Inca, a estimativa é que sejam diagnosticados em 2012, entre a população masculina no Pará, 930 casos novos de câncer de próstata, 430 de estômago, 270 de traqueia, brônquio e pulmão e 150 de colon de reto. Já entre as mulheres a estimativa aponta 810 casos novos de colo de útero, 740 de mama, 250 de estômago e 240 casos de câncer de tireóide. Além disso, de cada 1.000 casos de câncer em geral, 50% dos pacientes precisam de cirurgia oncológica, 70% de quimioterapia e 60% de radioterapia.
Além de funcionar no atendimento de pacientes oncológicos, a Unacon integra assistência, ensino e pesquisa. Será formado no local, um núcleo de referência internacional para o tratamento de câncer. “Estamos combinando aqui neste espaço: assistência e pesquisa. Uma junção que com certeza possibilitará inúmeras melhorias para a saúde no estado do Pará”, concluiu o reitor da UFPA, Carlos Maneschy. A Unacon atuará também na área de ensino, incluindo o Doutorado em Oncologia e o Mestrado em Oncologia e Ciências Médicas, que já estão em andamento no local.

O diretor de monitoramento e avaliação do Ministério da Saúde, Paulo de Tarso, esteve presente na cerimônia e parabenizou a iniciativa. “Sem dúvida esta unidade será um grande diferencial no tratamento do câncer no Pará e em todo país”, enfatizou. A população paraense também conta com a Unacon do Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, que está em pleno funcionamento e evita que pacientes do oeste do Estado precisem se deslocar a Belém, e, também terá, no ano que vem, a Unacon do município de Tucuruí, na região sudeste do Pará, cujas obras de construção estão em andamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário