sexta-feira, 29 de junho de 2012

Livro sobre o trabalho das artesãs do Aritapera é lançado em Santarém

Nesta quinta-feira, 28, acontece o lançamento do livro “Aritapera: Terra, Água, Mulheres & Cuias”, na sede do SEBRAE de Santarém/PA. Organizado pelos antropólogos Antônio Maria de Souza Santos, do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), e Luciana Gonçalves de Carvalho, professora do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da UFOPA, o livro é o primeiro volume da coleção “Mapeamento Cultural do Pólo Tapajós”. 

A coleção visa a publicar trabalhos sobre manifestações artístico-culturais dos municípios de Santarém, Belterra e Oriximiná, pelo Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo no Estado do Pará (PRODETUR).

“Aritapera” aborda a importância da utilização das cuias ornamentais no universo amazônico e como elas estão inseridas no cotidiano das comunidades ribeirinhas, com enfoque no distrito de Aritapera, situada na área de várzea do rio Amazonas, distante cerca de 4 horas de barco de Santarém. O trabalho na comunidade envolve cerca de 200 famílias, inseridas na Associação das Artesãs Ribeirinhas de Santarém (ASSARISAN ), criada em 2003 para aprimorar a produção e a comercialização das cuias, valorizando os conhecimentos artesanais da região.

A obra é resultado de uma pesquisa iniciada em 1977, e trata do artesanato de cuias em aspectos como modos de fazer, iconografia, importância econômica e cartografia, além de abordar histórias de vida de artesãs e experiências de intervenção e organização da produção e comercialização, entre outros temas. Entre os textos selecionados, estão trabalhos do pesquisador Antônio Maria Santos e recentes pesquisas desenvolvidas por alunos e colaboradores da UFOPA. “A pesquisa é importante não só pela produção e difusão de conhecimentos, mas também pelo potencial de criação de novas alternativas socioeconômicas para as comunidades”, declarou a Profa. Luciana Carvalho.

O livro foi lançado em Belém no último dia 23 durante a VI Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA). Em Santarém, o lançamento acontece a partir das 15h no SEBRAE, localizado na Rua Floriano Peixoto, 743, Centro.


Fonte: O impacto

Um comentário: