sábado, 25 de agosto de 2012

Estação Cidadania de Santarém atende 1 mil em 5 dias

Mil cidadãos atendidos em apenas cinco dias de funcionamento. Esse foi o primeiro balanço registrado pela Estação Cidadania de Santarém, inaugurada há uma semana pelo governador Simão Jatene no município localizado no oeste do Pará. O complexo de atendimento ao cidadão foi inaugurado no dia 17 de agosto e é o primeiro implantado no interior do Estado para beneficiar cerca de 300 mil pessoas da região.

Atualmente, na capital paraense, existem duas unidades da Estação, nos bairros do Jurunas e Guamá. As duas atendem, em media, aproximadamente 20 mil pessoas por mês. Em Santarém, com cerca de 1,8 mil metros quadrados, o espaço funciona com 17 órgãos parceiros, mais de 50 serviços, com capacidade para atender 30 mil cidadãos/mês.

Para a secretária de Estado de Administração, Alice Viana, “É um verdadeiro complexo de prestação de serviços num único espaço, onde o principal objetivo é facilitar o acesso do cidadão, proporcionando economia de tempo e dinheiro, além de se deslocar de um atendimento para o outro com mais acessibilidade”, destacou. "O cidadão tem a possibilidade de emitir seu documento de identidade, sua carteira de trabalho e ainda ser intermediado ao emprego, tudo em um único lugar. É, de fato, acesso à cidadania.", concluiu a secretária.

Entre os principais serviços: o de assistência jurídica, sob a responsabilidade da Defensoria Pública; a emissão de carteira de identidade, pela Polícia Civil; e cadastro de emprego e seguro desemprego, pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter). O cidadão também pode emitir no complexo o título de eleitor e o Cadastro de Pessoa Física (CPF), e requerer produtos de créditos para pessoa física e jurídica oferecidos pelo Banco do Estado do Pará (Banpará), e serviços de perícia médica para os servidores do Estado.
Um cartório e posto do Procon também estão disponíveis no local. A Estação Cidadania fica na avenida Rui Barbosa, próximo à Praça dos Três Poderes. O atendimento ao público acontece de segunda à sexta-feira, das 8 às 14 horas, e os agendamentos podem ser feitos pelo telefone e pelo site www.estacaocidadania.pa.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário