sexta-feira, 27 de julho de 2012

Programa Turismo Verde vai incentivar 12 roteiros sustentáveis no Pará

No próximo dia 15 de agosto será assinado um termo de cooperação pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), por meio da Diretoria de Políticas Públicas para o Turismo, Secretaria Extraordinária de Coordenação do Programa Municípios Verdes e Prefeitura de Paragominas, para dar início ao programa "Turismo Verde", uma das primeiras ações da Secretaria de Turismo do Pará para impulsionar o turismo no segmento natureza.

Segundo Adenauer Góes, titular da Setur, o programa pretende contribuir com o setor do turismo para a consolidação de uma economia verde no Pará. "O programa tem como diretriz o compromisso do governador Simão Jatene com as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável, visando a geração de renda e melhoria da qualidade de vida para a população, e o bom atendimento aos nossos visitantes", informou Adenauer.

O diretor de Políticas para o Turismo da Setur, Álvaro do Espírito Santo, afirmou que o Turismo Verde tem como finalidade a promoção do turismo sustentável, e metas de incentivo às boas práticas de sustentabilidade, a partir da elaboração de 12 roteiros turísticos sustentáveis, nos segmentos natureza e cultura. Também serão mapeados territórios em 12 municípios apropriados para essa prática, que sintetiza dois dos principais segmentos do turismo paraense apontados pelo Plano Ver-o-Pará, o qual contém as estratégias de planejamento do turismo até 2020.

A Diretoria de Políticas para o Turismo tem ainda como metas a capacitação de 240 profissionais para elaborar campanhas de conscientização sobre a ética sustentável no setor do turismo. Um dos subsídios do Turismo Verde é o Programa Municípios Verdes. Implantado ano passado pelo Governo do Estado, o programa tem sido o principal instrumento de redução da pobreza e da desigualdade social no Pará, com base no desenvolvimento sustentável.

Paragominas, o primeiro município verde do Pará, é referência nacional em desenvolvimento sustentável, por ter conseguido abandonar um histórico de desmatamento em curto prazo. Além disso, o "Municípios Verdes" tem contribuído para dinamizar a economia local sustentável e promovido ações de educação ambiental.

O Turismo Verde estará alinhado ao Plano Estratégico do Turismo Ver-o-Pará. Segundo o Plano, lançado ano passado pelo Estado como instrumento de gestão e promoção do turismo paraense, entre os cinco segmentos turísticos principais do Pará  natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios -, a cultura e a natureza são prioritários, por serem os principais elementos que diferenciam o Pará dos outros destinos turísticos. Além disso, o plano Ver-o-Pará elege a sustentabilidade como um dos principais valores a serem agregados ao destino, junto com outros, como originalidade, criatividade, autenticidade e diversidade.

Os municípios que receberão o programa Turismo Verde são Ananindeua, na região turística de Belém; Belterra e Oriximiná, na região turística do Tapajós; Salinópolis e São João de Pirabas, na região Amazônia Atlântica; Marabá e Tucuruí, na região Araguaia Tocantins; Altamira e Vitória do Xingu, na região Turística do Xingu, e Soure e Salvaterra, na região do Marajó.


Nenhum comentário:

Postar um comentário