segunda-feira, 23 de julho de 2012

Pará é o estado com maior área desmatada no mês de junho

O Pará foi o estado da Amazônia Legal, onde de acordo com o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) foi verificado o maior índice de desmatamento (60%), seguido do Amazonas (28%), Rondônia (6%) e Mato Grosso (6%), durante o último mês de junho.

Os referidos dados fazem parte do relatório do Imazon, divulgados na tarde desta sexta-feira (20).

Conforme o estudo, o SAD detectou um desmatamento de 34,5 quilômetros quadrados,  na Amazônia Legal, durante junho deste ano, o que representou uma redução de 66%, em relação ao mesmo período do ano passado em 2001 foram identificados mais de 100 quilômetros quadrados desmatados.
A identificação das áreas desmatadas da Amazônia Legal, durante o mês de junho, contou com o auxílio de um sistema desenvolvido pela Google, o Google Earth Engine. A plataforma, batizada de SAD-EE, disponibiliza os dados e as ferramentas de processamento de imagens de satélites, edição de mapas digitais e validação do mapeamento que rodam nas nuvens de computadores da Google.

O referido sistema reduz o tempo para pré-processamento, análise e divulgação dos dados, e chega até 50% do tempo para gerar os alertas, dando maior agilidade no processamento das informações e possibilitando a detecção do desmatamento em áreas além das fronteiras da Amazônia Brasileira.

A nova tecnologia se encontra disponível às instituições de outros países, possibilitando o monitoramento em escala global.


Fonte: O impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário