quinta-feira, 21 de junho de 2012

Organização dos Estados Unidos é parceira do Programa Municípios Verdes

A organização R20 (Regions of Climate Action), criada pelo ex-governador da Califórnia (Estados Unidos), Arnold Schwarzenegger, assinou no início da tarde desta quarta-feira (20), durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, um memorando de investimentos com o Governo do Pará, por meio do Programa Municípios Verdes, com o objetivo de estimular a promoção da economia verde no Estado.

Inicialmente, a parceria firmada viabilizará um projeto de Lâmpadas LED nas cidades e iluminação pública mais eficiente na cidade de Paragominas, no nordeste paraense. “A R20 e o Programa Municípios Verdes têm muitas coisas em comum, e esse projeto tem a ver com a redução do consumo de energia nas cidades.

Com a troca de lâmpadas normais pelas lâmpadas de LED, será possível reduzir o consumo de energia em 88%, e ainda gerar uma economia mensal de R$ 100 mil na conta de energia do município”, explicou o secretário extraordinário do PMV, Justiniano Netto.

O representante da R20 no Brasil, Jorge Machado, afirmou que todas as parcerias feitas pela organização no país são importantes para o incentivo ao desenvolvimento sustentável.

“Durante a  Rio+20 nós encontramos parceiros que buscam o mesmo ideal que o nosso, e o Programa Municípios Verdes, com certeza, é um deles”, afirmou.

A R20 tem como missão ajudar estados, províncias, regiões específicas e outros governos subnacionais em todo o mundo a desenvolver, implementar e comunicar projetos de desenvolvimento econômico de baixo carbono e de resiliência capacidade de recuperação) às mudanças climáticas, além de políticas públicas e boas práticas nesse campo.

A organização liderada por Schwarzenegger, em seus poucos meses de atuação, já reúne 24 membros, 43 parceiros e dois observadores na África, Ásia região do Pacífico, Europa, América do Norte e América do Sul. As atividades da R20 interligam hoje mais de 560 governos subnacionais e locais.

Durante o evento, os documentos foram assinados na mesa sobre um do tronco da árvore Piquiá, que faz parte da decoração do estande do Pará na Rio+20.


Nenhum comentário:

Postar um comentário