sexta-feira, 8 de junho de 2012

Governo do Pará e Unicef promovem a primeira Semana Estadual do Bebê

O Governo do Pará e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizarão pela primeira vez no Brasil a Semana Estadual do Bebê. A programação, que iniciará a partir deste domingo (10), ocorrerá simultaneamente nos municípios de Altamira, Belém, Marabá, Santarém e Soure, com atividades voltadas para assegurar o direito à saúde física e mental das crianças.

A realização da Semana visa o aprendizado em rede e um novo olhar em relação ao bebê. O evento é destinado a crianças, adolescentes, familiares, técnicos e profissionais de saúde, educação e assistência social, gestores municipais e à sociedade em geral. O objetivo principal é sensibilizar a população sobre os direitos das crianças de zero a seis anos, buscando a redução de indicativos sociais, como mortalidade materno-infantil e gravidez na adolescência.

A oficial de comunicação da Unicef, Ida Olveira, disse que a programação com palestras, ações sociais, cidadãs e culturais, deverá ter um impacto expressivo sobre esses indicadores. “A realização desses atendimentos, a difusão de informação e a construção desta dinâmica terão um impacto expressivo sobre os indicadores sociais do Estado. O Pará ainda tem índices considerados altos de mortalidade materno-infantil e gravidez na adolescência, o que pode ser combatido com pré-natal eficaz nos municípios e informação”, ressaltou.

Segundo Ida Oliveira, a Semana do Bebê é uma estratégia para mobilizar toda a sociedade paraense para o debate sobre a garantia dos direitos das crianças na primeira infância, possibilitando aos participantes o desenvolvimento de ações estratégicas que permitam articulação entre as políticas setoriais, facilitando o acesso dos usuários aos serviços. “A partir desta semana, o Estado e os municípios poderão desenvolver outras ações e políticas públicas para oferecer ainda mais assistência à população”, reiterou.

Participarão da Semana Estadual do Bebê vários órgãos do governo, coordenados pelo Programa Pro Paz. Além de atendimentos na área de cidadania, como o acesso à Certidão de Nascimento e orientações de saúde, todos os dias haverá oficinas para promover debates acerca de diversas temáticas relacionadas à primeira infância, como: aleitamento materno, pré-natal, violência contra crianças, direitos da gestante e do bebê, e infância sem racismo. A extensa programação atenderá o público em dois turnos, e também abordará a disseminação da cultura de paz nas escolas, educação ambiental e racismo na infância.

Segundo a coordenadora do Pro Paz, Izabela Jatene, as ações têm como objetivo fortalecer a rede que atua na primeira infância. A programação pretende atingir cerca de 6 mil pessoas em cada município, com ações descentralizadas em vários espaços públicos. “As palestras, oficinas e a programação cultural ocorrerão em diversos locais, possibilitando a participação de um maior número de pessoas. A ideia é ampliar o debate sobre a primeira infância, abrangendo toda a comunidade”, enfatizou Izabela Jatene.

Além das atividades, a Semana Estadual do Bebê terá uma programação cultural coordenada pelo Instituto de Artes do Pará (IAP) e Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. A programação oficial da Semana Estadual do Bebê começará no domingo (10), às 18h, simultaneamente em Belém e nos outros quatro municípios.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário