segunda-feira, 21 de maio de 2012

Representantes do Pará Rural visitam municípios atendidos pelo programa

Representantes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) visitaram, neste sábado, 19, as áreas contempladas pelo Programa de Redução da Pobreza e Gestão dos Recursos Naturais do Estado do Pará (Pará Rural), acompanhados por coordenadores do programa estadual, como parte de uma missão técnica do banco que pretende avaliar as ações desenvolvidas pela iniciativa.

As visitas iniciaram na semana passada pelos municípios de Tomé-Açu e Moju. No sábado, a equipe esteve presente nos municípios de Magalhães Barata e São João da Ponta

Somente em Magalhães Barata, o programa beneficia 69 famílias e os investimentos no município chegam à casa dos R$ 400 mil. “O principal objetivo da visita é avaliar junto aos produtores como o programa está sendo desenvolvido, identificar os gargalos e sugerir propostas que possam ampliar o setor produtivo”, explicou o coordenador de Projetos de Investimento Produtivo do Pará Rural, Paulo Henrique Silva.

Ao chegar a Magalhães Barata, o grupo se reuniu com representantes da Associação Aflomazon, que envolve cerca de 60 produtores nas áreas de avicultura e horticultura. 

“Desde quando começamos a participar do Programa Pará Rural a nossa situação melhorou muito. E nossa produção também aumentou bastante. Hoje, cada unidade produz cerca de 200 mudas de cupuaçu, açaí e outras frutas. A parceria tem sido fundamental para a melhoria do nosso desenvolvimento econômico”, afirmou Deuzarina Oliveira, presidente da Associação.

A equipe que acompanhou a missão também fez visitas às propriedades de produtores que passaram pela capacitação oferecida  pelo programa. No lote do agricultor Antônio José Mariano, o grupo encontrou um modelo ideal de produção rural. “Passei a utilizar técnicas que nem sabia que existia. Antes, por exemplo, eu só usava adubo químico e depois que passei a participar da capacitação, aprendi a usar adubo orgânico. Além de gerar uma boa economia, passei a trabalhar com um produto muito mais sadio”, contou.

Em São João da Ponta, os coordenadores do Programa Pará Rural se reuniram com a Associação dos Pequenos Agricultores do município. “Hoje são 81 agricultores que fazem parte da associação e todos estão empenhados em colocar em prática tudo o que foi ensinado pelo programa. Nos últimos meses nós participamos de cursos de hortaliça orgânica, galinha caipira e cooperativismo e associativismo”, disse Jones Sarmento, presidente da Associação.

Após as visitas nos municípios, a equipe do Pará Rural e os representantes do BIRD irão se reunir, em Belém, durante a próxima semana, com representantes das secretarias de Agricultura (Sagri) e de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Empresa de Assistência e Extensão Rural (Emater) e Instituto de Florestas do Pará (Ideflor), para fazer uma avaliação conjunta do desempenho do programa. O  Pará Rural financia atividades agrícolas e não agrícolas em todas as regiões de integração do Estado, através de investimentos do BIRD.


Nenhum comentário:

Postar um comentário