terça-feira, 22 de maio de 2012

Santarém registra 20 casos de malária por mês

Em torno de 20 casos de malária são registrados por mês no município de Santarém, quase todos em algumas comunidades da região do rio Curuá-Una, a menos de 100 km da cidade. As informações são do 9º Centro Regional de Saúde (CRS) da Sespa, em Santarém, que atua em 20 municípios do Baixo Amazonas e Tapajós.

O maior número de casos registrados na regional ocorre no município de Itaituba, com uma média de mil casos por mês, em função de aquele município estar dentro da área de exploração de ouro.
Segundo o diretor de endemias do 9º CRS, João Portela de Azevedo, nos demais municípios a doença está sob controle, mas, em Itaituba, o centro tem intensificado as ações, mas enfrenta dificuldades nessa época de inverno de chegar às comunidades. Essas ações só serão realmente intensificadas a partir do momento que as chuvas reduzirem naquela região.

Segundo ele, já existe planejamento de ações para serem realizadas juntamente com a Secretaria de Saúde de Itaituba, com a distribuição de mosquiteiros impregnados com inseticida de longa duração para os garimpeiros daquela região, assim como ações de controle de vetores e burrifação.

Outra ação será a construção de uma base no distrito de Moraes Almeida, para onde serão remanejados profissionais para fazerem frente ao problema de malária.

Na região de Santarém, João Portela informou que, por conta das ações feitas constantemente, os casos registrados só vêm acontecendo nas comunidades de Santa Maria e São Pedro, que ficam próximas à hidrelétrica de Curuá-Una. Geralmente, são pessoas que vêm de outros estados e de municípios da região garimpeira e até de outros países, como a Guiana
Francesa.


Fonte: Notapajos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário