segunda-feira, 14 de maio de 2012

Pará promove primeira feira da agricultura familiar da Amazônia Legal

O Pará será palco da primeira edição da Feira da Agricultura Familiar da Amazônia Legal. O evento, que vai reunir em Belém representantes dos nove estados da Amazônia Legal, será realizado no Hangar - Centro e Convenções e Feiras da Amazônia, de 25 a 27 de maio. A Agrifal chega com a proposta de colocar em uma vitrine interativa as experiências agrícolas familiares dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. O acesso à Feira será livre e gratuito. O espaço funcionará das 8h às 22h, nos três dias.

Sob a temática “Interagindo a sociobiodiversidade, a segurança alimentar e o desenvolvimento rural sustentável”, a feira servirá como um veículo em potencial de interação e comunicação entre a comunidade agricultora familiar e a sociedade civil organizada. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), 70% dos alimentos que abastecem a mesa e a indústria paraense vêm da mão de obra da agricultura familiar nos 144 municípios do Estado.
A Agrifal apresentará seis ilhas temáticas: da sociobiodiversidade e turismo rural; da fruticultura, floricultura e orgânicos; dos pequenos e grandes animais; da mandioca e derivados; da bioenergia; da mulher rural. Cada ilha propiciará ao público em geral, conhecer e interagir com informações orais, textuais e visuais sobre o processo produtivo dos empreendimentos familiares na região. A programação ainda contará com armazéns de serviços, palestras e oficinas, como a cozinha saudável, que vai apresentar, entre outros, os produtos da agricultura familiar na alimentação escolar.
A oficina será destinada prioritariamente aos profissionais da área de nutrição e merendeiras das escolas públicas estaduais e municipais e é um incentivo à lei que determina que o mínimo de 30% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sejam destinados a compra de produtos provindos da agricultura familiar.
O evento contará ainda com a exposição de uma das inovações da Emater, o Modelo Rural. Instalado numa área de 450 metros quadrados, o projeto mostrará atividades focadas na diversificação de produção e no aproveitamento de cultivos em pequenos espaços, que têm demonstrado expressivos resultados. A feira também traz uma longa programação cultural que inclui shows artísticos como: Charme do Choro, Nilson Chaves e Arraial do Pavulagem.
Presente em todos os municípios paraenses, a Emater tem a missão de contribuir com as soluções para a agricultura familiar com serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, baseado nos princípios éticos e agroecológicos. A empresa desenvolve tecnologias a bem do produtor rural que não utiliza apenas a mão de obra acadêmica, mas o conhecimento tradicional do próprio homem do campo. Em 2011 a Emater atendeu mais de 122 mil agricultores familiares. Para este ano a expectativa da empresa é atender mais de 150 mil agricultores.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário