terça-feira, 15 de maio de 2012

Força Nacional protege ameaçados de mortes no Pará

Homens da força nacional de segurança irão reforçar a proteção á defensores dos direitos humanos ameaçados de morte no Pará. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União pelo Ministério da Justiça, mas o documento não informa quantos agentes serão designados ao estado, nem o número de pessoas a serem defendidas.

Segundo a Pastoral da Terra no Pará, o reforço da segurança é necessário, mas não resolve as causas das ameaças. "Toda ameaça está relacionada a um conflito existente. Uma família sem terra que luta pela desapropriação, famílias indígenas que desejam a demarcação de suas terras, famílias ribeirinhas que lutam pela de marcação de seus territórios. Para solucionar as ameaças é preciso solucionar os conflitos", acredita João batista Afonso, advogado da pastoral.

Segundo a Pastoral, 78 pessoas estão na lista das ameaçadas de morte no estado. Pessoas como Laisa dos Santos Sampaio, que teve a irmã e o cunhado, o casal de ambientalistas Maria do Espirito Santo e João Claudio Ribeiro, assassinados em uma emboscada em 2011 no município de Nova Ipixuna, no nordeste do estado.

"Eu tenho medo. Muito medo a gente tem. A única coisa que impulsiona, talvez seja a indignação pelo que aconteceu", conta a ambientalista Laisa Sampaio.

Para a procuradoria da república, proteção apenas não basta. "Além da proteção neste momento de ameaça, é preciso combater e prender quem está ameaçando", assegura Alan Mansur, procurador da república. 


Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário