terça-feira, 15 de maio de 2012

Prefeitura instala novas pontes e bombas

Desde o último dia 10, o nível do rio Tapajós em Santarém está em 8,04 metros, de acordo com a medição feita pela Defesa Civil Municipal, através da régua da Agência Nacional de Águas. Diante da enchente acima do normal, a Prefeitura de Santarém intensifica os trabalhos para amenizar os transtornos causados pelas águas.

Na Avenida Tapajós, oito bombas foram instaladas para auxiliar a drenagem de água na via. Além disso, o governo municipal, através da Secretaria de Infraestrutura (SEMINF), construiu aproximadamente 218 metros de pontes e passarelas de madeira. As estruturas colocadas em diversos pontos da área central da cidade auxiliam a locomoção de pessoas no comércio e também na orla.

Os principais locais onde a Prefeitura instalou pontes são: Cruzamento da Travessa 15 de agosto com Avenida Tapajós; Travessa José Gregório com Avenida Tapajós; Travessa 15 de Novembro; Lameira Bittencourt, da Praça do Pescador até o Belo Centro; Travessa dos Mártires, da Avenida Tapajós até o Belo Centro; Avenida Tapajós, próximo ao Mercado Municipal; Travessa Padre João; e em frente à Capitania dos Portos.

Em relação às bombas, as duas primeiras foram instaladas no final do mês de março em cima do cais entre as Travessas Visconde do Rio Branco e Padre João. Em seguida, no local, foi colocada mais uma bomba e outras duas foram instaladas ao lado do Mercado Municipal e uma ao lado da Praça do Mascotinho. Nos últimos dias, foi colocado mais um equipamento na esquina da Travessa 15 de Novembro e na última semana, a bomba ao lado da Praça do Mascotinho foi transferida para o cruzamento com a 15 de Agosto e no local, foi instalado um equipamento maior, com um tubo de 12 polegadas acoplado que tem capacidade de vazão de 750 mil litros de água por hora.

O Secretário Municipal de Infraestrutura, Inácio Corrêa, destaca que as bombas são eficientes, mas o principal objetivo dos equipamentos é amenizar a situação. “Com as bombas e fechamento de algumas galerias, conseguimos reduzir consideravelmente a quantidade de água na Avenida Tapajós, porém, a enchente está em um nível que não é possível secar totalmente a via, mas vamos continuar trabalhando”, declarou Inácio Corrêa.


Fonte: O impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário